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O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, tomou posse nesta terça-feira (14) e afirmou que a área que agora lidera é a “guardiã da democracia”. Durante sua cerimônia de posse, o marqueteiro, responsável pela campanha presidencial de Lula em 2022, destacou a importância de melhorar a divulgação das ações do Executivo e prometeu fazer frente aos desafios comunicacionais do governo, principalmente com vistas às eleições de 2026.
Sidônio, que assume o cargo em um momento estratégico de mudança na área comunicacional do governo, explicou que o novo emprego foi um “desafio”, e que se inspira no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Esse trabalho não está sendo recebido por parte da população. A população não consegue ver as virtudes do governo… Para fazer frente ao movimento, não basta apenas chamar o marqueteiro. Precisamos ampliar nossa concepção do papel da comunicação no novo mundo”, afirmou.
Em sua fala, o ministro também fez críticas à decisão da Meta, dona das plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, de encerrar a checagem de dados feita por atores externos. Sidônio considerou a medida prejudicial à democracia e chamou a situação de um “faroeste digital”. Ele defendeu a importância da liberdade de expressão, mas lamentou o distanciamento do conceito, que, segundo ele, tem sido manipulado por extremistas.
“Medidas como as anunciadas recentemente pela Meta são ruins, porque afrontam os direitos fundamentais e a soberania nacional, promovendo um faroeste digital. Buscaremos incentivar os processos regulatórios e garantir que a população tenha acesso às informações. Defendemos a liberdade de expressão. Lamentamos que o extremismo esteja distorcendo esse conceito para viabilizar a liberdade de manipulação”, declarou o ministro.
Sidônio Palmeira substitui Paulo Pimenta, que esteve à frente da Secom desde o início do mandato de Lula. A mudança ocorre em meio a críticas públicas do presidente sobre a comunicação do governo, sendo essa a primeira mudança confirmada no processo de reforma ministerial, que deve ser concluído até o final de janeiro.
Com mais de 30 anos de experiência no marketing político, Sidônio construiu sua carreira na Bahia, onde foi responsável por campanhas vitoriosas de Jaques Wagner e Rui Costa. Em 2022, foi o marqueteiro de Lula durante a pré-campanha e tem se mantido próximo ao presidente desde a posse, oferecendo conselhos sobre a atuação do governo.
