Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
No primeiro dia de atendimento presencial para aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos irregulares em seus benefícios, agências dos Correios registraram lentidão no sistema durante a manhã desta sexta-feira (30). Apesar do contratempo, a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) garantiu que o atendimento já foi normalizado e ocorre dentro da normalidade nas unidades em todo o Brasil.
Em nota, a Dataprev explicou que a instabilidade ocorreu durante ajustes nas regras de operação entre as redes da empresa e as dos Correios, mas negou qualquer comprometimento da segurança digital. “A situação foi rapidamente resolvida pelas equipes técnicas de ambas as empresas. Ressalta-se que não foi identificado nenhum incidente de segurança no processo”, informou.
Mais cedo, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, chegou a mencionar a possibilidade de um ataque cibernético. Ele esteve pessoalmente em uma agência dos Correios em Brasília para acompanhar o início dos atendimentos. “Nos informaram que houve um pequeno problema de instabilidade, é possível que esteja tendo algum tipo de ataque hacker. Mas a Dataprev já está nesse momento trabalhando. E a informação que eu tenho é que o restabelecimento já está previsto para cerca de 10, 15 minutos”, declarou.
De acordo com os Correios, o grande volume de acessos simultâneos foi interpretado como um possível ataque pelo sistema de segurança, o que gerou lentidão momentânea. A estatal informou que a situação foi estabilizada por volta das 10h.
A ação dos Correios visa atender os segurados do INSS que não conseguem acessar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a central telefônica 135. Ao todo, 4.730 agências em todo o território nacional foram habilitadas para oferecer esse suporte. Os atendentes passaram por treinamento específico para acolher e orientar o público afetado.
A lista completa de unidades participantes pode ser consultada no site dos Correios ou pela central 135.
