Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quarta-feira (15) que representantes do governo brasileiro e dos Estados Unidos se encontrarão nesta quinta-feira (16) em Washington. A reunião será entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que chegou aos EUA na segunda-feira (13).
Durante discurso em cerimônia do Dia do Professor, no Rio de Janeiro, Lula não detalhou o local ou a forma como ocorrerá o encontro.
“Quando eu fui falar com [Donald] Trump, eu não conhecia ele. A gente estava de mal, mas eu não conhecia ele. E tinha gerado uma química na ONU, 29 segundos, sabe?”, disse o presidente.
Lula relatou ainda o início da comunicação com Trump, destacando a informalidade da conversa:
“Ele me ligou e eu disse: ‘Eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Eu estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer 80 anos dia 14 de junho, porque eu tinha pesquisado. Significa que sou oito meses mais velho que você. Então, vamos nos tratar de ‘você’, sem liturgia”, contou.
O presidente também comentou o teor das negociações futuras:
“E, aí, eu comecei a falar o que eu deveria falar. Aí, não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã [quinta], vamos ter uma conversa de negociação e, eu estou dizendo isso para vocês, porque a relação humana é química”, prosseguiu Lula.
O ministro Mauro Vieira viajou aos EUA para se reunir com Marco Rubio, designado pelo presidente Trump para tratar das negociações bilaterais. Vieira e Rubio já haviam conversado por telefone na semana passada, quando acertaram a reunião presencial para discutir as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.