Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta semana, 39 praias do litoral paulista estão impróprias para o banho de mar, com todos os trechos das cidades de Santos, Praia Grande e Mongaguá nessa situação. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira, 26 de setembro, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que monitora um total de 175 praias na região. A taxa de impróprias, que corresponde a 22,29%, revela um cenário preocupante.
Em São Vicente, apenas duas praias estão liberadas: a Praia da Ilha Porchat e a Praia do Itararé (Posto 2). Nos demais municípios, o banho de mar está parcialmente autorizado. Por outro lado, todas as praias de Bertioga, Ilha Comprida, Peruíbe e São Sebastião estão adequadas para o uso.
As classificações das praias em relação à balneabilidade seguem critérios estabelecidos pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que categoriza as praias como próprias e impróprias. As próprias são divididas em três subcategorias: excelente, muito boa e satisfatória, com base na densidade de bactérias fecais, medida em análises realizadas durante cinco semanas consecutivas. A legislação utiliza três indicadores microbiológicos de poluição fecal: coliformes termotolerantes, E. coli e enterococos.
A seguir, estão listadas as praias impróprias:
- Ubatuba: Itaguá
- Caraguatatuba: Tabatinga, Prainha
- Ilhabela: Viana
- Guarujá: Perequê, Enseada (Avenida Atlântica, Rua Chile, Avenida Santa Maria)
- Santos: Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino (Rua Olavo Bilac, Rua Fred. Ozanan)
- São Vicente: Praia da Divisa, Milionários, Gonzaguinha, Prainha, Canto do Forte
- Praia Grande: Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Ocian, Vila Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Real, Balneário Flórida, Jardim Solemar
- Mongaguá: Vila São Paulo, Central, Vera Cruz, Santa Eugênia, Itaóca, Agenor de Campos, Flórida Mirim
- Itanhaém: Centro