terça-feira, 20 de abril de 2021

União Europeia passa a considerar larva como alimento humano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

União Europeia larva alimento humano

As larvas da farinha podem em breve entrar nas tigelas de macarrão e nos pratos de jantar da Europa, depois de se tornar o primeiro inseto aprovado na região como alimento humano. A decisão foi tomada pela Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) nesta quarta-feira (13) e abre caminho para que as larvas amarelas sejam usadas inteiras e secas em “curry e outras receitas e como farinha para fazer biscoitos, massas e pão”.

Apesar do nome, larvas de farinha são larvas de besouro e já são usadas na Europa como ingrediente de ração para animais de estimação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Rico em proteína, gordura e fibra, eles provavelmente serão os primeiros de muitos insetos a aparecer nas placas europeias nos próximos anos, disse o químico e cientista alimentar da EFSA, Ermolaos Ververis, à Reuters.

Sob sua supervisão, larvas de farinha foram os primeiros insetos que a agência da UE avaliou sob um regulamento de “alimento novo” que entrou em vigor em 2018, desencadeando uma enxurrada de aplicações semelhantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

“Há um grande interesse da comunidade científica e também da indústria de alimentos no setor de insetos comestíveis”, afirmou.

Pessoas em grande parte do mundo, incluindo partes da África, Austrália e Nova Zelândia, já gostam de comer barras de insetos, hambúrgueres de grilo  e outros alimentos à base de comida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Assim que a Comissão Europeia ratificar o endosso do ESFA, a Europa irá juntar-se a eles.

A EFSA disse que recebeu 156 pedidos de avaliações de segurança de “novos alimentos” desde 2018, cobrindo tudo, desde alimentos derivados de algas a uma variedade de espécies de insetos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos