domingo, 20 de junho de 2021

Escritório de Direitos Humanos da ONU diz que está ‘profundamente perturbado’ pelas mortes em Jacarezinho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Nesta sexta-feira (07), o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, por meio do porta-voz Ruppert Colville, em coletiva de imprensa, disse que a entidade está “profundamente perturbada” com as 25 mortes na favela  do Jacarezinho, no Rio de Janeiro (RJ).

“Estamos profundamente perturbados pelas mortes de 25 pessoas numa operação policial”, declarou Colville.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Para a ONU Direitos Humanos, a operação confirma que, no Brasil, a polícia se excede no uso da força e da autoridade. Ainda segundo o porta-voz, o modelo de segurança pública em comunidades está errado. Pontuou ainda que uma investigação imparcial deve ser aberta para apurar o caso.

A organização não nega a existência do crime organizado e do tráfico de drogas nas comunidades, mas contesta a abordagem utilizada pelos policiais. “A forma de lidar com isso é com responsabilidade por parte das autoridades, para garantir que população civil, mulheres e crianças não sejam afetadas”, salienta Colville.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

De acordo com o porta-voz, o governo tem a responsabilidade de “equilibrar o policiamento necessário no caso de atividades criminosas”, a fim de “proteger a população civil de mortes e ferimentos, além de crimes”.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Especializada do Rio de Janeiro, dos 25 mortos na operação em Jacarezinho, 24 eram traficantes. Um polícial também foi abatido durante a ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

“A única execução que houve na operação foi a do policial, infelizmente. Esse foi realmente executado, friamente, pelos traficantes. As outras mortes que aconteceram, infelizmente, foram de traficantes que atentaram contra a vida dos policiais, houve a resposta e acabaram neutralizados. É simples assim”, disse Curi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos