O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa Bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, morreu, informou o Ministério de Assuntos Presidenciais nesta sexta-feira. Ele também foi governante do emirado de Abu Dhabi.

“O Ministério de Assuntos Presidenciais lamenta ao povo dos Emirados Árabes Unidos, às nações árabes e islâmicas e ao mundo a morte do presidente Sua Alteza Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, que faleceu na sexta-feira”, disse o ministério em comunicado à mídia estatal sem dar detalhes adicionais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a constituição, o vice-presidente e primeiro-ministro Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, governante de Dubai, atuaria como presidente até que o conselho federal que agrupa os governantes dos sete emirados se reúna dentro de 30 dias para eleger um novo presidente.

Khalifa, nascido em 1948, raramente era visto em público desde que sofreu um derrame em 2014 e seu meio-irmão, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed, conhecido como MbZ, é o governante de fato dos Emirados Árabes Unidos, uma OPEP. produtor de petróleo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os Emirados Árabes Unidos perderam seu filho justo e líder da ‘fase de empoderamento’ e guardião de sua jornada abençoada”, disse MbZ no Twitter, elogiando a sabedoria e generosidade de Khalifa.

Os Emirados Árabes Unidos observarão um período de luto de 40 dias com bandeiras hasteadas a meio mastro a partir de sexta-feira e suspenderão o trabalho em todas as entidades do setor público e privado por três dias, disse o ministério.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As condolências começaram a chegar de líderes árabes, incluindo o rei do Bahrein, o presidente do Egito e o primeiro-ministro do Iraque.

Khalifa chegou ao poder em 2004 no emirado mais rico de Abu Dhabi e tornou-se chefe de Estado. Espera-se que ele seja sucedido como governante de Abu Dhabi pelo príncipe herdeiro Sheikh Mohammed.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Abu Dhabi, que detém a maior parte da riqueza petrolífera do estado do Golfo, ocupa a presidência desde a fundação da federação dos Emirados Árabes Unidos pelo pai de Khalifa, o falecido xeque Zayed bin Sultan al-Nahyan, em 1971.

*Com informações de Agência Brasil

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO