Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Equador
(Reprodução/Divulgação)

Mundo

Equador decreta estado de exceção depois de morte de policiais e corpos sem cabeças em ponte

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, declarou estado de exceção em duas províncias na terça-feira, depois que pelo menos cinco policiais foram mortos e guardas prisionais feitos reféns na última onda de ataques na guerra de gangues que consome o país.

O estado de exceção e o toque de recolher noturno nas províncias costeiras de Guayas e Esmeraldas estarão em vigor por 45 dias e permitem que o governo limite a liberdade de reunião e movimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Autoridades disseram que grupos do crime organizado lançaram pelo menos 13 ataques com explosivos e armas de fogo contra a polícia e instalações petrolíferas em resposta à transferência de presos da prisão Guayas 1. A autoridade prisional também informou que “foram disparados tiros dentro” da instalação.

Localizada na cidade portuária de Guayaquil, no sudoeste da província de Guayas, a prisão foi um dos principais cenários de uma série de massacres prisionais que deixaram cerca de 400 presos mortos desde fevereiro de 2021.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministro do Interior, Juan Zapata, disse a repórteres na capital equatoriana de Quito na terça-feira que houve “reações (do) crime organizado” em Guayaquil e no porto petrolífero de Esmeraldas, no noroeste do país.

Esses incidentes incluíram ataques com carros-bomba e uma explosão em um terminal de ônibus.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nas primeiras horas da manhã, dois policiais morreram quando pessoas com armas de fogo atacaram seu carro-patrulha em Guayaquil, disseram autoridades.

Mais três oficiais foram mortos a tiros no final do dia no porto e na cidade vizinha de Duran.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um ataque separado em uma delegacia de polícia deixou dois policiais feridos.

Em Esmeraldas – a mesma cidade onde dois corpos sem cabeça foram encontrados pendurados em uma ponte de pedestres na segunda-feira – os presos fizeram oito guardas como reféns, segundo a autoridade penitenciária do SNAI.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Todos foram libertados posteriormente, disse a autoridade penitenciária, sem dar detalhes sobre a condição dos guardas.

Um vídeo que circulava no Twitter parecia mostrar dois guardas com explosivos amarrados em seus corpos e um homem alegando ser um preso denunciando o que chamou de corrupção na prisão. A AFP não pôde verificar o vídeo de forma independente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se a guerra é o que eles querem, a guerra é o que eles terão”, disse o homem, com o rosto obscurecido, acrescentando: “Vamos usar esses guardas”.

O SNAI havia anunciado anteriormente no Twitter que estava transferindo cerca de 200 presos de Guayas 1 – transferências que eram necessárias devido à manutenção obrigatória dos blocos de celas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas de acordo com o suposto vídeo de refém, a mudança foi por causa de eventos em Esmeraldas.

“Dados os eventos em Esmeraldas e GYE (Guayaquil), ativamos nossas unidades táticas e investigativas para manter a ordem e encontrar os criminosos”, disse a polícia no Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério da Educação suspendeu as aulas na quarta-feira na capital da província de Esmeraldas com o mesmo nome, enquanto o presidente Lasso também cancelou uma viagem planejada aos Estados Unidos.

Ele disse que vai liderar um posto de comando central em Guayaquil após a onda de violência e acrescentou que a polícia “intensificará suas operações”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esses atos de sabotagem e terrorismo são… uma declaração de guerra aberta contra o estado de direito do governo e contra todos vocês, os cidadãos”, disse o presidente em um discurso transmitido no rádio e na televisão.

“Hoje, os narcocriminosos se sentem desconfortáveis ​​e expressam seu desconforto com a violência”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Equador – que já foi um vizinho relativamente pacífico dos principais produtores de cocaína, Colômbia e Peru – viu uma onda de crimes violentos que as autoridades atribuem a disputas de território entre gangues de drogas rivais que se acredita terem ligações com cartéis mexicanos.

Com a proliferação do crime organizado, algumas gangues locais, como os Lobos e Los Tiguerones, se transformaram em microcartéis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ambas as gangues trabalham com o cartel de Nova Geração Jalisco do México e foram responsáveis ​​por motins mortais nas prisões. O Departamento de Justiça  considera  o cartel de Jalisco “uma das cinco organizações criminosas transnacionais mais perigosas do mundo”. O líder do cartel, Nemesio Oseguera, ” El Mencho “, está entre os mais procurados pelas autoridades mexicanas e norte-americanas.

Centenas de detentos foram mortos – muitos decapitados ou incinerados – quando os combates se espalharam pelas prisões superpovoadas do Equador.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Civis estão cada vez mais envolvidos no derramamento de sangue, que incluiu uma série de carros-bomba, enquanto a violência também tirou a vida de 61 policiais desde o ano passado.

O Equador deixou de ser uma rota de trânsito de drogas nos últimos anos para um importante centro de distribuição por direito próprio, sendo os Estados Unidos e a Europa os principais destinos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A taxa de homicídios no Equador quase dobrou em 2021 para 14 por 100.000 habitantes, e chegou a 18 por 100.000 entre janeiro e outubro deste ano.

Em 2021, a polícia apreendeu um recorde de 210 toneladas de drogas, principalmente cocaína. Até agora as apreensões deste ano totalizam 160 toneladas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Últimas Notícias

Durante sua visita à sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os...

Brasil

A chegada de Edgardo Ruben Assad, também conhecido como Sheikh Suhail Assad, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na última terça-feira, pegou...

RESUMO DO DIA

✅Suspensão Da Desoneração Da Folha De Pagamento Ameaça 1 Milhão De Trabalhadores Suspensão da desoneração da folha de pagamento ameaça 1 milhão de trabalhadores...

CFM questionário vacinação obrigatória crianças Covid-19 CFM questionário vacinação obrigatória crianças Covid-19

Últimas Notícias

Uma vacina personalizada contra o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, apresentou resultados animadores na segunda fase de testes clínicos, reduzindo em...

Últimas Notícias

Oito tripulantes, incluindo três civis, que viajavam em um helicóptero do Exército do Equador, morreram nesta sexta-feira após a aeronave sofrer um acidente em...

senado pacheco senado pacheco

Economia

O Senado Federal tomou medidas contra a decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que suspendeu partes da lei que...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Uma criança de dois anos, identificada como Lara Akemy de Araújo, faleceu após ser atingida por um ônibus escolar na cidade de Sabáudia, localizada...

Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro

Brasil

O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o falecimento de Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro, de 23 anos,...

Brasil

Após o reajuste nos benefícios (auxílio-alimentação, auxílio-saúde e assistência pré-escolar), que foi oficializado na última quinta-feira (25/4), algumas opiniões divergentes têm sido expressas pelos...

Brasil

Um incêndio de grandes proporções em uma pousada na Avenida Farrapos, no Bairro Floresta, em Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26), deixou 10...

energia brasil energia brasil

Brasil

No cenário energético brasileiro, as projeções para o final de maio indicam uma expansão significativa na demanda de carga, conforme revelado pelo Boletim do...

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo prorrogou até esse sábado, 27 de abril, as inscrições para o mutirão de emprego em celebração ao 1º de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit