Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Cientistas encontram possível ligação entre consumo de café e sobrevivência após diagnóstico de câncer de cólon

Estima-se que, em 2020, houve mais de 1,9 milhões de novos casos de câncer colorretal e mais de 930.000 mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um estudo realizado por cientistas dos Países Baixos, Reino Unido e França revelou um novo método para reduzir o risco de recorrência do câncer de cólon: o consumo de café.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Descobriu-se que as pessoas que tiveram câncer de cólon e consomem mais de 4 xícaras de café por dia têm um menor risco de recorrência do câncer do que aquelas que consomem 2 xícaras ou menos. Além disso, essas pessoas têm um menor risco de morte após o diagnóstico, conforme uma nova pesquisa publicada recentemente no International Journal of Cancer.

Os resultados do estudo mostraram que os participantes que consumiam mais de 4 xícaras de café tinham um risco de recorrência do câncer 32% menor do que aqueles que consumiam menos de 2 xícaras por dia em termos de risco relativo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o risco de mortalidade era menor entre os consumidores de café, e entre 3 e 5 xícaras de café por dia parecem ser suficientes para melhorar a sobrevivência.

Trata-se de um estudo observacional financiado pelo Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer. Os pesquisadores analisaram uma coorte de 1.700 pessoas dos Países Baixos com uma mediana de idade de 66 anos, diagnosticadas e tratadas para câncer colorretal desde agosto de 2010.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os especialistas classificaram os resultados como “promissores” e estimam que, se outras pesquisas mostrarem o mesmo efeito, o consumo de café poderia ser recomendado para pessoas que tiveram a doença.

A líder da equipe de pesquisa, Dra. Ellen Kampman, professora de Nutrição e Doenças da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, explicou que a doença reaparece em uma em cada cinco pessoas diagnosticadas e pode ser fatal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É intrigante que este estudo sugira que beber de três a quatro xícaras de café pode reduzir a recorrência do câncer de intestino”, afirmou. No entanto, ela enfatizou que a equipe encontrou uma forte associação entre o consumo regular de café e a doença, e não uma relação causal entre os dois.

“No entanto, temos esperança de que a descoberta seja real porque parece depender da dose: quanto mais café é consumido, maior é o efeito”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Anteriormente, houve outros estudos que associaram o consumo de café a um menor risco de câncer. Já existem evidências sólidas de que reduz o risco de câncer de fígado e de útero. Também há evidências de que reduziria o risco de câncer de boca, faringe, laringe e pele. Também está associado a um menor risco de desenvolver câncer de intestino.

O professor Marc Gunter, coautor do estudo e professor de Epidemiologia e Prevenção do Câncer na Escola de Saúde Pública do Imperial College London, afirmou: “Mais pesquisas são necessárias para entender os ingredientes ativos do café e como eles podem influenciar o desenvolvimento e a progressão do câncer”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por exemplo, sugeriu Gunter, “certos compostos do café podem reduzir o estresse oxidativo no organismo, influenciar o microbioma intestinal, melhorar a saúde metabólica ou ajudar a proteger a saúde do fígado para evitar a disseminação do câncer”.

Com o apoio do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer, o professor esclareceu que espera “obter uma visão muito mais clara e obter as evidências necessárias para fazer recomendações sobre o consumo de café para profissionais de saúde, pacientes e público em geral”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O café também reduz a inflamação e os níveis de insulina – que foram relacionados ao desenvolvimento e progressão do câncer de intestino – e pode ter efeitos potencialmente benéficos sobre o microbioma intestinal.

“Embora o estudo seja interessante, considero que devemos ter cautela. Não podemos recomendar hoje que as pessoas com câncer de cólon devem tomar café para evitar recorrências”, disse ao Infobae o Dr. Leandro Steinberg, médico gastroenterologista endoscopista do Hospital Durand e da Fundação Favaloro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Como é um estudo observacional, o trabalho publicado não demonstra uma relação de causalidade. Apenas indica uma associação entre o consumo de café e uma menor recorrência do câncer colorretal. Também não fica claro que tipo de café poderia ser sugerido. Considero que ainda são necessárias mais pesquisas para tomar decisões clínicas”, comentou Steinberg.

Da mesma forma, o especialista destacou que o café foi “mal visto” no passado, mas existem outros estudos que mostraram que o consumo de café reduz a mortalidade geral das pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o Dr. Luis Caro, médico gastroenterologista, diretor geral do Centro de Gastroenterologia Diagnóstica e Tratamento (GEDyT) e diretor da carreira de Endoscopia Digestiva da Universidade de Buenos Aires (UBA), opinou que “o novo estudo publicado sugere quantas xícaras por dia seriam necessárias para evitar a recorrência do câncer. No entanto, um estudo clínico randomizado com uma amostra maior de participantes ainda deve ser realizado”.

Manifestações do câncer de cólon

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os sintomas mais comuns do câncer colorretal incluem:

– Alteração nos hábitos intestinais.
– Sangue nas fezes.
– Diarreia, constipação ou sensação de que o intestino não esvazia completamente.
– Dor abdominal persistente.
– Perda de peso inexplicável.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

CFM questionário vacinação obrigatória crianças Covid-19

Últimas Notícias

Uma vacina personalizada contra o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, apresentou resultados animadores na segunda fase de testes clínicos, reduzindo em...

Últimas Notícias

Oito tripulantes, incluindo três civis, que viajavam em um helicóptero do Exército do Equador, morreram nesta sexta-feira após a aeronave sofrer um acidente em...

senado pacheco senado pacheco

Economia

O Senado Federal tomou medidas contra a decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que suspendeu partes da lei que...

Negócios

Na terceira fase do leilão, que teve início em março, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Globo Leilões – referência no país...

Brasil

Um incêndio de grandes proporções em uma pousada na Avenida Farrapos, no Bairro Floresta, em Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26), deixou 10...

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo prorrogou até esse sábado, 27 de abril, as inscrições para o mutirão de emprego em celebração ao 1º de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

energia brasil

Brasil

No cenário energético brasileiro, as projeções para o final de maio indicam uma expansão significativa na demanda de carga, conforme revelado pelo Boletim do...

Últimas Notícias

A Polícia Militar afastou, nesta sexta-feira (26/4), os dois PMs envolvidos no episódio em que um homem negro é atingido por spray de pimenta...

Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro

São Paulo

Um publicitário de 23 anos, Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro, foi encontrado morto na UPA Vergueiro na Zona Sul de São Paulo, na...

Brasil casos dengue Brasil casos dengue

São Paulo

No último dia 29 de março, o estado de São Paulo lamentou sua primeira vítima fatal da febre amarela deste ano. Tratava-se de um...

Aneel conta de luz 2022 Aneel conta de luz 2022

Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária para o mês de maio permanecerá verde, o que...

São Paulo

Na última quinta-feira (25), durante a realização da Operação Impacto, policiais rodoviários do 2° Batalhão de Polícia Rodoviária, com o apoio do helicóptero Águia,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit