Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Mais de 100 detentos escaparam de uma prisão em Karachi, no sul do Paquistão, durante a noite, após terem sido temporariamente retirados de suas celas por causa de um pequeno terremoto. A fuga resultou em um tiroteio que deixou pelo menos um preso morto, segundo autoridades locais nesta terça-feira (3).
De acordo com Kashif Abbasi, alto funcionário da polícia, 216 detentos fugiram da prisão na capital da província de Sindh antes do amanhecer, e 78 já foram recapturados. Nenhum dos fugitivos era condenado ou acusado de envolvimento com militância, informou o policial. O ministro do Interior da província de Sindh, Ziaul Hassan, explicou que os presos haviam sido evacuados por precaução após o tremor, mas continuavam fora das celas quando um grupo atacou os guardas, tomou suas armas, abriu fogo e conseguiu escapar.
Durante a troca de tiros, um detento foi morto e três agentes penitenciários ficaram feridos. Ainda segundo Abbasi, a situação foi controlada e operações estão em andamento para recapturar os foragidos. O superintendente da prisão de Malir, Arshad Shah, relatou que os fugitivos se dispersaram por uma área residencial próxima. Moradores da região afirmaram que a polícia utilizou alto-falantes de mesquitas para alertar a população e pedir ajuda na localização dos presos.
O ministro-chefe da província, Murad Ali Shah — sem parentesco com o diretor da prisão — fez um apelo público para que os fugitivos retornem voluntariamente, afirmando que, até o momento, eles eram acusados apenas de delitos menores. No entanto, ele alertou que, caso sejam recapturados pela polícia, poderão responder por acusações de terrorismo devido à fuga. Segundo o ministro da Justiça de Sindh, Zia-ul-Hasan Lanjar, essa foi uma das maiores fugas da história do Paquistão.
Apesar de já terem ocorrido fugas durante transferências de presos para audiências judiciais, evasões em massa diretamente de presídios são raras no país, onde os protocolos de segurança foram reforçados desde 2013, quando o Talibã paquistanês libertou mais de 200 presos em um ataque à prisão de Dera Ismail Khan, no noroeste do país. Karachi registrou diversos tremores de baixa magnitude entre 2,6 e 3,4 nas últimas 24 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento Sísmico.
Com informações da AP e Reuters Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
