Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu o ataque de Israel ao Irã como “excelente” e advertiu que há “muito mais” por vir, culpando Teerã por não ter aceitado um acordo nuclear anteriormente.
“Acho que tem sido excelente”, disse Trump à ABC News, após a série de ataques de Israel para tentar frear o programa nuclear iraniano. “Eles foram atingidos com força, muito forte. Foram atingidos o mais forte que poderiam ser. E há mais por vir. Muito mais.”
Israel afirmou que “não teve escolha” a não ser lançar os ataques aéreos em larga escala na tentativa de destruir o programa nuclear do Irã. O Irã, por sua vez, respondeu rapidamente com o lançamento de 100 drones, classificando o ato como uma “declaração de guerra”.
Trump já havia apontado o dedo para o Irã, pedindo que o país finalmente fizesse um acordo “antes que não restasse nada”. “Eu dei ao Irã chance após chance para fazer um acordo”, escreveu Trump em uma série de postagens no Truth Social na manhã desta sexta-feira. “Eu disse a eles, com as palavras mais fortes, para ‘apenas fazer’, mas por mais que tentassem, por mais perto que chegassem, eles simplesmente não conseguiam. Já houve grande morte e destruição, mas ainda há tempo para acabar com essa carnificina, com os próximos ataques já planejados sendo ainda mais brutais”, continuou.
Em uma postagem posterior, Trump argumentou que o Irã deveria ter garantido um acordo meses atrás. “Dois meses atrás, dei ao Irã um ultimato de 60 dias para ‘fazer um acordo’. Eles deveriam ter feito! Hoje é o dia 61. Eu disse a eles o que fazer, mas eles simplesmente não conseguiram. Agora eles têm, talvez, uma segunda chance!”, escreveu.
