Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antecipou que poderá viajar ao Egito no próximo domingo, caso as negociações entre Israel e o Hamas para implementar seu plano de paz na Faixa de Gaza avancem de forma favorável.
“É possível que eu vá para lá em algum momento no final da semana, talvez no domingo, de fato”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca. “Vamos ver, mas há uma grande probabilidade. As negociações estão indo muito bem.”
“Nossa negociação final, como sabem, é com o Hamas, e parece que está indo bem. Então vamos informar; se for o caso, provavelmente partiremos no domingo, talvez no sábado”, acrescentou.
Trump afirmou que acabara de conversar por telefone com autoridades do Oriente Médio, onde seu enviado especial Steve Witkoff e seu genro Jared Kushner acabaram de se juntar às discussões no Egito.
“‘Paz para o Oriente Médio’, essa é uma frase bonita, e esperamos que se torne realidade, está muito próxima”, destacou Trump.
“Temos uma ótima equipe lá, grandes negociadores, e infelizmente, há também grandes negociadores do outro lado. Mas é algo que acredito que acontecerá”, afirmou.
Entre os principais pontos do plano de 20 medidas proposto por Trump estão o cese imediato da ofensiva israelense em Gaza e a libertação de todos os reféns em até 72 horas, vivos ou mortos. Além disso, o acordo prevê o desarmamento do Hamas, a retirada de Israel do enclave, a criação de um governo de transição e, a longo prazo, a possibilidade de negociar a formação de um Estado palestino, embora este último ponto tenha sido rejeitado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Delegações de Israel e do Hamas mantêm conversas no Egito desde segunda-feira, com mediação de representantes egípcios, catarianos e americanos, para definir os detalhes da implementação do plano.
O presidente americano destacou o trabalho de sua equipe negociadora, liderada por Steve Witkoff e Jared Kushner, e afirmou que as discussões com o grupo islamista palestino “estão indo bem”. “Tenho conversado com nossa equipe no Oriente Médio sobre o possível acordo de paz. Estamos em uma fase muito boa, esperamos que se concretize, mas estamos muito próximos, as negociações vão muito bem”, disse Trump durante um evento na Casa Branca.
O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou à imprensa que foi alcançado “muito progresso” em direção a um acordo e demonstrou otimismo, embora tenha reconhecido que “ainda há trabalho a ser feito”. “Estamos recebendo relatórios muito positivos desde há uma hora. Imagino que aí já seja noite, mas acreditamos que avançamos bastante hoje, embora ainda haja trabalho pela frente”, disse após um almoço com senadores republicanos.
(Com informações da AFP e EFE)