Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram, na madrugada desta quarta-feira (15), a identificação dos corpos dos reféns israelenses Uriel Baruch, Tamir Nimrodi e Eitan Levy no Instituto Forense Abu Kabir, em Tel Aviv. As informações foram divulgadas pelas FDI e pelo Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas.
De acordo com o comunicado, um quarto corpo entregue pelo Hamas não corresponde a nenhum refém israelense sequestrado. “Após a realização de testes no Centro Nacional de Medicina Forense, foi constatado que o quarto corpo não pertence a uma pessoa sequestrada”, informou o Exército israelense. “O Hamas deve fazer todos os esforços necessários para devolver os corpos dos reféns mortos”, acrescentou. Essa não é a primeira vez que o grupo entrega restos mortais que não correspondem a reféns, como ocorreu em fevereiro deste ano com Shiri Bibas.
As vítimas identificadas
Uriel Baruch, de 35 anos, foi sequestrado em 7 de outubro de 2023 durante o festival de música Nova. Ele tentou fugir com um amigo, mas ambos se depararam com uma célula terrorista no cruzamento de Mefalsim. O amigo foi morto no local e Baruch foi levado como refém para Gaza.
A família declarou: “Com grande pesar e profunda dor, anunciamos o retorno do corpo de nosso querido Uriel Baruch da Faixa de Gaza, após quase dois longos anos de oração, esperança e fé.”
Tamir Nimrodi, de 20 anos, foi sequestrado próximo ao cruzamento de Erez, aos 18 anos, junto com Ron Sherman e Nik Baizer, que morreram por engano durante um ataque das próprias FDI. Ele servia como suboficial de educação na Administração de Coordenação e Ligação (COGAT) em Gaza.
“Tamir foi sequestrado cruelmente de sua base e assassinado durante o cativeiro do Hamas. Ontem ele voltou a Israel para seu descanso final. Não abandonaremos as famílias dos reféns restantes até que o último esteja de volta em casa”, afirmou a família em nota.
Eitan Levy, de 53 anos, taxista de Bat Yam, foi morto após deixar um passageiro no kibutz Beeri na manhã de 7 de outubro de 2023. Ele ficou desaparecido por mais de 40 dias até que o Exército confirmou sua morte em cativeiro.
“Com imenso pesar e profunda dor, anunciamos o retorno de nosso querido Eitan Levy da Faixa de Gaza, após quase dois longos anos”, disse a família. Ele deixa um filho, Shahar, e uma irmã, Sigi.
Entregas anteriores
Essas identificações somam-se às anunciadas na terça-feira (14), quando as FDI confirmaram a identidade e as circunstâncias da morte de outros quatro reféns entregues pelo Hamas, no contexto do acordo de cessar-fogo em vigor na Faixa de Gaza.
Os restos de Guy Iloz, Bipin Joshi e de outros dois reféns, cujos nomes não foram divulgados a pedido das famílias, foram transferidos de Gaza para Israel por equipes humanitárias e identificados posteriormente no Instituto Forense Abu Kabir.
Segundo as FDI, Guy Iloz, de 26 anos, foi ferido enquanto tentava escapar do festival Nova, próximo a Re’im, em 7 de outubro de 2023, e capturado com vida por combatentes do Hamas nas redondezas de Tel Gama. Ele morreu em cativeiro por falta de atendimento médico adequado.
Bipin Joshi, cidadão nepalês de 23 anos e estudante de agricultura, foi sequestrado de um abrigo no kibutz Alumim. De acordo com o Exército, ele foi assassinado durante os primeiros meses do conflito, mas sua morte só foi confirmada após a identificação recente de seus restos mortais.