Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira (22) que o país dispõe de “mais de 5.000 mísseis antiaéreos russos Igla-S” desdobrados em posições estratégicas de defesa. A declaração foi dada em resposta ao aumento da presença militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe. Em um ato com altos comandos militares transmitido pela Venezolana de Televisión (VTV), Maduro enviou uma clara advertência a Washington: “Qualquer força militar do mundo sabe o poder dos Igla-S e a Venezuela tem nada mais, nada menos que 5.000 nos postos chaves da defesa antiaérea, para garantir a paz, a estabilidade e a tranquilidade de nosso povo. Mais de 5.000… o que entendeu, entendeu”, declarou Maduro.
Os Estados Unidos têm intensificado sua presença na região, com o envio de aviões furtivos e navios de guerra ao Caribe como parte de uma operação antidrogas. O Pentágono informou ao Congresso que o país está em “conflito armado” com cartéis latino-americanos, designados como grupos terroristas, e reportou a destruição de pelo menos nove embarcações que, segundo as autoridades americanas, traficavam drogas da Venezuela para o território dos EUA. Caracas denunciou o desdobramento militar americano como uma ameaça orientada a promover uma “mudança de regime”, enquanto o Governo Donald Trump sustenta que a operação visa unicamente frear o narcotráfico na região.
Maduro afirmou ainda que a Venezuela possui “equipamentos de simulação” para aprimorar a pontaria de milhares de operadores de mísseis, que estão distribuídos “até na última montanha, no último povo e na última cidade do território nacional”, com o objetivo de tornar o país uma “pátria inexpugnável”. Por sua vez, o presidente americano Donald Trump alertou que pode estender as operações antidrogas a terra firme, indicando que notificará o Congresso “por se tratar de um assunto de segurança nacional”. O mandatário acrescentou que, a seu ver, “não precisa de permissão para fazê-lo” e que possui “autorização legal” para atuar.
Os Igla-S são mísseis terra-ar portáteis de fabricação russa, projetados para abater aeronaves a baixa altitude. Considerados entre os mais letais do mundo por sua precisão e capacidade de evasão de contramedidas eletrônicas, eles podem ser operados por um único soldado. Com um peso total entre 17 e 19 quilogramas em posição de combate, os mísseis são eficazes contra alvos que estejam em distâncias de 500 a 6.000 metros e a altitudes de 10 a 3.500 metros. Isso os torna adequados para derrubar aviões de baixa altitude, helicópteros, drones ou mísseis de cruzeiro.
(Com informações de EFE e AFP) Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Tensão Regional e Operação Antidrogas dos EUA
Os Mísseis Igla-S
Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]