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O primeiro-ministro (governador) de Ontário, Doug Ford, anunciou nesta sexta-feira (24) a suspensão de uma campanha publicitária anti-tarifas (anti-impostos de importação) que provocou o fim das negociações comerciais entre Canadá e Estados Unidos. A decisão de Ford foi tomada após conversar com o primeiro-ministro (chefe de governo federal) Mark Carney e busca facilitar a retomada das conversas, depois do encerramento decretado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
“Alcançamos nosso objetivo de chegar ao público americano no mais alto nível”, disse Ford em um comunicado. “Nossa intenção sempre foi iniciar uma conversa sobre o tipo de economia que os americanos querem construir e o impacto das tarifas sobre os trabalhadores e as empresas.”
No entanto, o primeiro-ministro (governador) confirmou que os anúncios continuarão sendo veiculados até domingo, incluindo os primeiros jogos da Série Mundial entre o Toronto Blue Jays e o Los Angeles Dodgers. “Ordenei à minha equipe que continue transmitindo nossa mensagem… durante os dois primeiros jogos da Série Mundial”, declarou Ford em um comunicado divulgado pela Canadian Press.
Por sua vez, Carney afirmou que o objetivo do governo canadense é dobrar as exportações para mercados fora dos Estados Unidos como resposta à incerteza causada pelas tarifas de Trump. “Não podemos controlar a política comercial dos Estados Unidos. Reconhecemos que essa política mudou radicalmente desde a década de 1980”, comentou Carney, sinalizando que as medidas americanas afetam setores-chave como alumínio, aço, automotivo e madeira.
A campanha publicitária, financiada pelo governo de Ontário com um orçamento de $75$ milhões de dólares canadenses ($54$ milhões de dólares americanos), incluía anúncios de televisão que usavam trechos do discurso de rádio de $1987$ do ex-presidente Ronald Reagan, criticando abertamente as tarifas americanas.
“!!!CANADÁ TRAPACEOU E FOI DESCOBERTO!!!”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social na manhã de sexta-feira. “Eles veicularam fraudulentamente um grande anúncio dizendo que Ronald Reagan não gostava de tarifas, quando na verdade ele AMAVA TARIFAS PARA NOSSO PAÍS E SUA SEGURANÇA NACIONAL. O Canadá está tentando influenciar ilegalmente a Suprema Corte dos Estados Unidos em uma das decisões mais importantes na história de nosso país.”
Além disso, a Casa Branca ressaltou esta semana, por meio de seu porta-voz Kush Desai, que a campanha reflete uma preferência dos funcionários canadenses pela confrontação midiática em vez do diálogo construtivo. “A campanha publicitária de Ontário financiada pelos contribuintes nas redes de televisão americanas — que editou enganosamente o discurso de rádio de $1987$ do presidente Reagan sobre comércio — é o exemplo mais recente de como os funcionários canadenses preferem ‘jogar’ em vez de interagir com a Administração”, observou Desai.
Por sua vez, a Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan publicou na noite de quinta-feira no X (antigo Twitter) que o anúncio “deturpa o ‘Discurso Radiofônico Presidencial à Nação sobre Comércio Livre e Justo’ datado de $25$ de abril de $1987$.” Acrescentou que Ontário não recebeu permissão da fundação “para usar e editar os comentários” e disse que estava revisando opções legais.
No cenário político canadense, a iniciativa de Ford foi apoiada pelo primeiro-ministro (governador) de Manitoba, Wab Kinew, e pelo primeiro-ministro (governador) da Colúmbia Britânica, David Eby, que defenderam a eficácia dos anúncios para posicionar a mensagem do Canadá junto ao público americano. Ao mesmo tempo, o ex-ministro conservador Jason Kenney criticou a reação da Fundação Reagan e defendeu a fidelidade do comercial ao discurso original de Reagan. Por outro lado, Daniel Béland, professor da Universidade McGill de Montreal, considerou a campanha uma tentativa fracassada.
As tensões comerciais recentes foram agravadas por declarações de Trump nas quais ele qualificou a economia e a soberania canadenses como ameaçadas por sua política tarifária, chegando a sugerir que o Canadá poderia ser “o estado número $51$.” Ford, líder conservador não alinhado com o partido de Carney, sustentou que seu objetivo era levar uma mensagem a favor do comércio aos americanos, aludindo ao legado de Reagan e à divisão interna entre os setores republicanos tradicionais e o movimento MAGA.
(Com informações da AP)