Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Negócios

Executivos da Microsoft alertaram Bill Gates para parar de enviar e-mails a uma funcionária anos atrás

A carta de 2019 de um engenheiro da Microsoft Corp. relatando um caso com Bill Gates que antecedeu sua saída do conselho não foi a primeira vez que alguns diretores da Microsoft encontraram o comportamento inadequado do bilionário com funcionárias.

Mais de uma década antes, executivos da Microsoft descobriram e-mails entre Gates e uma funcionária de nível médio da empresa enquanto Gates ainda era funcionário da Microsoft e presidente do conselho, segundo pessoas a par do assunto. Nas mensagens, o então casado Sr. Gates era paquerador e fazia propostas à funcionária, disseram as pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dois altos executivos da Microsoft, o então Conselheiro Geral Brad Smith e a então Chief People Officer Lisa Brummel, se reuniram com Gates e lhe disseram que o comportamento era impróprio e precisava ser interrompido, disseram as pessoas. Gates não negou as trocas, disse aos executivos em retrospecto que não era uma boa ideia e disse que iria parar, disseram as pessoas.

Os executivos informaram alguns membros do conselho da Microsoft, disseram as pessoas, e um comitê do conselho discutiu o assunto. O conselho concluiu que nenhuma ação adicional era necessária porque não havia interação física, disseram as pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O porta-voz da Microsoft, Frank Shaw, disse que em 2008, pouco antes de Gates se aposentar como funcionário de tempo integral, a empresa tomou conhecimento dos e-mails enviados em 2007. Nos e-mails, o Sr. Gates propôs encontrar a funcionária fora e fora do trabalho campus, disse o Sr. Shaw. “Enquanto flertavam, eles não eram abertamente sexuais, mas eram considerados inadequados”, disse ele. Shaw disse que o funcionário nunca fez uma reclamação sobre o incidente, que não foi relatado anteriormente.

Uma porta-voz de Gates, Bridgitt Arnold, disse em uma declaração por escrito: “Essas alegações são falsas, rumores reciclados de fontes que não têm conhecimento direto e, em alguns casos, têm conflitos de interesse significativos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Sr. Gates, uma das pessoas mais ricas do mundo, foi presidente-executivo da Microsoft até 2000, funcionário em tempo integral até 2008 e presidente do conselho até 2014. Ele serviu no conselho da Microsoft por mais de quatro décadas até renunciar ao cargo em março de 2020. No ano seguinte, o Sr. Gates e sua esposa, Melinda French Gates, entraram com um pedido de fim de casamento de 27 anos. O divórcio foi finalizado em agosto. Os dois continuam a liderar conjuntamente a Fundação Bill e Melinda Gates, uma das maiores filantrópicas do mundo.

Na época em que Gates renunciou ao conselho da Microsoft, um comitê do conselho contratou um escritório de advocacia para investigar a carta de uma engenheira de 2019 alegando um relacionamento sexual anterior com Gates, relatou o Wall Street Journal em maio. Essa não era a mesma mulher que Gates havia sido avisado para não perseguir, disseram algumas pessoas familiarizadas com o assunto. Shaw disse que o relacionamento ocorreu por volta de 2002, mas a Microsoft não tomou conhecimento disso até 2019.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde então, o Journal aprendeu mais detalhes sobre como o conselho da Microsoft administrou a investigação de 2019. Smith, que agora é presidente e vice-presidente da Microsoft, e o CEO Satya Nadella estavam entre os executivos que analisaram a carta de 2019, segundo pessoas a par do assunto.

O presidente do conselho da Microsoft na época, John W. Thompson, pediu a outros membros do comitê que analisava a carta que não compartilhassem a existência da investigação com todo o conselho da Microsoft, citando preocupações sobre a natureza delicada do assunto, disseram as pessoas. Os membros do conselho que leram a carta tiveram que devolver sua cópia ao conselho geral da Microsoft, disseram as pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vários advogados que aconselham conselhos disseram que, normalmente, quando um conselho decide se deve conduzir uma investigação, o conselho completo toma a decisão de avançar para a aprovação e o conselho completo está ciente de uma investigação contínua.

“Se você vai conduzir uma investigação que precisa de consultores independentes, precisa da aprovação do conselho”, disse David Berger, sócio especializado em governança corporativa do escritório de advocacia Wilson Sonsini Goodrich and Rosati, que também assessora conselhos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Shaw, da Microsoft, disse que, de acordo com as diretrizes de governança do conselho, ela delegou autoridade ao comitê de nomeação e governança para contratar advogados externos. “Embora as melhores práticas de governança estejam sempre evoluindo, o Presidente do Conselho e o Comitê, com orientação de consultores jurídicos externos, decidiram usar a responsabilidade atribuída a eles e seguir em frente com os estágios iniciais da revisão, reconhecendo que o assunto poderia então passar para a diretoria completa em seus estágios posteriores “, disse ele em um comunicado por escrito.

O Sr. Gates abriu mão de seu assento no conselho depois que alguns diretores decidiram que ele deveria renunciar, mas antes que a investigação fosse concluída, relatou o Journal anteriormente. A porta-voz de Gates disse que ele teve um caso há quase 20 anos, que terminou amigavelmente e que a revisão do conselho não influenciou sua saída. A Microsoft disse que o comitê do conselho conduziu uma revisão completa e forneceu suporte ao funcionário que fez a reclamação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vários atuais e ex-membros do conselho e executivos da Microsoft disseram acreditar que as preocupações sobre o comportamento de Gates com as funcionárias foram devidamente tratadas. Eles disseram que as atitudes e os protocolos mudaram nos últimos anos com o movimento #MeToo.

Maria Klawe, uma diretora da Microsoft de 2009 a 2015 que disse não ter conhecimento de quaisquer preocupações sobre Gates e funcionárias, disse de forma mais ampla que sentia que ele às vezes se comportava como se as regras não se aplicassem a ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Ele certamente deu a impressão de ter uma posição que lhe dava um determinado conjunto de direitos que outras pessoas não teriam”, disse Klawe, presidente do Harvey Mudd College, com foco em matemática e ciências.

Shaw e Arnold, porta-voz de Gates, não quiseram comentar os comentários de Klawe.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Muito antes da carta de 2019 e dos e-mails de 2007, pelo menos um membro do conselho da Microsoft foi notificado por um alto executivo sobre um relacionamento romântico que o Sr. Gates, então CEO, estava tendo com uma executiva da Microsoft em 1992, segundo uma pessoa familiarizado com o assunto. A diretoria completa não foi informada do assunto, disse a pessoa. A mulher não era a Sra. French Gates, disse essa pessoa.

A Sra. French Gates era funcionária da Microsoft quando conheceu o Sr. Gates em 1987. Eles se casaram em 1994 e a Sra. French Gates parou de trabalhar na Microsoft em 1996, mesmo ano em que o casal teve o primeiro de seus três filhos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Shaw disse que a Microsoft não tem conhecimento de nenhum relato de uma preocupação levantada sobre um relacionamento romântico entre Gates e uma funcionária naquele período. A Sra. Arnold não quis comentar.

O Sr. Gates continua sendo o consultor técnico de Nadella, que assumiu como presidente do conselho da Microsoft em junho para Thompson, que agora é o principal diretor independente. Um porta-voz da Microsoft disse na época que a mudança do presidente não estava relacionada à saída de Gates do conselho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Ele está muito envolvido com as coisas que lhe interessam”, disse Nadella quando questionada sobre Gates durante uma conferência recente. Nadella disse que a empresa mudou desde quando Gates era seu líder e que ele e sua equipe foram responsáveis ​​por moldar sua cultura de local de trabalho atual. “Não somos perfeitos de forma alguma”, disse Nadella, “mas nos preocupamos profundamente com todos os tópicos de nossa cultura e estamos trabalhando nisso todos os dias.”

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações The Wall Street Journal

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta quarta-feira (27) os planos para transferir a sede administrativa do Estado de São Paulo do Morumbi...

Últimas Notícias

Os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron participaram, nesta quarta-feira (27), da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino...

Últimas Notícias

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estiveram presentes nesta quarta-feira (27) na cerimônia de batismo...

Últimas Notícias

Após meses de investigação, a Polícia Federal em São Sebastião concluiu o inquérito que investigava o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto a supostas ações de...

Destaques

Um estudo inovador publicado nesta terça-feira (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) desnuda a profunda desigualdade que marca o Brasil. O Mapa da Desigualdade...

Política

Nesta terça-feira (26), o presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou em Belém, no Pará, para sua primeira visita ao Brasil. O objetivo principal da...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Últimas Notícias

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está em busca de Ricardo Mello Marcelos, 23 anos, identificado como suspeito de envolvimento em um caso...

Brasil

Uma van clandestina, lotada de passageiros, foi interceptada pela polícia no Rio de Janeiro após tentar fugir de uma blitz nesta terça-feira (26). O...

Brasil

O governo, no âmbito da Operação Acolhida, busca ajustar o conteúdo das marmitas distribuídas aos refugiados venezuelanos em Roraima, contemplando uma redução na quantidade...

Brasil

Mais de 20 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas no Espírito Santo após as fortes chuvas que atingiram o estado desde o...

Brasil

Na manhã de hoje (27), a Polícia Federal deflagrou a Operação Kapnos, desarticulando uma quadrilha especializada no contrabando de cigarros. A operação resultou na...

Brasil

O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022. O número é 3,5% menor do que o registrado em 2021 (2.635.854) e 10,8% abaixo da média...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit