Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Política

Sergio Moro estreia como colunista do jornal O Globo

 O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, estreou uma coluna no jornal O Globo nesta quarta-feira (3), com o um artigo intitulado “Contra o populismo”. “Não é o caso de falar em totalitarismo ou mesmo em ditadura, no presente momento, mas o populismo, com lampejos autoritários, está escancarado”, diz trecho do artigo de Moro no veículo carioca.

No início da semana Moro já havia sinalizado que seria colunista de um veículo de comunicação. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Confira o primeiro artigo publicado pelo ex- juiz no jornal:

O imperador romano, na tradição política e jurídica da época, era considerado dominus mundi e legibus solutus. Era o senhor do mundo e estava acima da lei, mais do que isso, era a própria lei.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na evolução histórica, passamos pelas monarquias absolutistas do “Estado sou eu” dos séculos XVII e XVIII e pelo totalitarismo de direita e de esquerda na primeira metade do século XX, mas avançamos, desde então, com o reconhecimento de direitos fundamentais, separação de poderes e supremacia da Constituição.

Dentro do modelo do estado de direito o governo é de leis, não do arbítrio do governante ou de interesses especiais.

Dessa forma, é essencial separar o Estado da pessoa do governante. As instituições de Estado, ainda que sujeitas a algumas orientações políticas, estão vinculadas à aplicação neutra e apartidária da lei.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Isso é especialmente relevante para as agências de aplicação da lei que também têm um papel de controle das ações dos próprios governantes.

É fundamental, assim, para o modelo do estado de direito, garantir a independência das Cortes de Justiça e do Ministério Público.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também é preciso garantir a autonomia funcional até mesmo de órgãos vinculados ao Poder Executivo.

Os órgãos policiais, por exemplo, encarregados de apurar crimes, por vezes, dos próprios governantes, não podem ficar sujeitos ao arbítrio do mandatário de ocasião. O mesmo raciocínio é válido para vários outros setores nos quais demanda-se a aplicação neutra da lei por agentes públicos, como em matéria fiscal, sanitária ou ambiental.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os órgãos do Estado, afinal, têm sua atuação regrada pela lei e por finalidade atender o bem-estar comum e não cumprir os caprichos e arbítrios do governante do momento.

Políticos populistas tendem a ignorar tal distinção.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Não é o caso de falar em totalitarismo ou mesmo em ditadura, no presente momento, mas o populismo, com lampejos autoritários, está escancarado.

Judiciário e Legislativo são inconvenientes quando não se dobram à vontade do Executivo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Órgãos vinculados ao Executivo devem cumprir acriticamente a pauta do Planalto e estão sujeitos a interferências arbitrárias.

Os exemplos se multiplicam. Radares devem ser retirados das rodovias federais, ainda que isso leve ao incremento dos acidentes e das mortes; agentes de fiscalização ambiental devem ser exonerados se atuarem efetivamente contra o desmatamento ou queimadas; médicos devem ser afastados do Ministério da Saúde pois a pandemia do coronavírus atrapalha a economia, e agentes policiais federais não podem cumprir “ordens absurdas” quando dirigidas contra aliados político-partidários.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O quadro é muito ruim. Mas quero deixar claro: o populismo é negativo por si mesmo, seja de direita, seja de esquerda. Manipular a opinião pública, estimulando ódio e divisão entre a população é péssimo. Temos mais coisas em comum do que divergências. Democracia é tolerância e entendimento.

Há espaço para todos. Não há problema na presença de militares no governo, considerando seus princípios e preparo técnico. Não há espaço, porém, para ameaçar o país invocando falso apoio das Forças Armadas para aventuras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Combater a corrupção continua sendo um objetivo primário para fortalecer a economia e a democracia, mas não se pode fazer isso enfraquecendo as instituições de controle com ameaças e interferências arbitrárias. Tampouco servem a esse objetivo a celebração de algumas questionáveis alianças políticas e a retomada de velhas práticas.

Precisamos no momento de união. Há uma pandemia com número assustador de vítimas. Há a necessidade de planejar e buscar a recuperação econômica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para tanto, políticas públicas racionais e previsíveis são imperativas. Crises diárias, ameaças autoritárias, instabilidade, ódio, divisões, nada disso é positivo.

Diante dos recentes questionamentos contra o governo federal, há algumas opções em aberto. Insistir no populismo, que até agora nada ajudou contra a pandemia ou para recuperar a economia, não parece ser o melhor caminho. É melhor, como outros já disseram, “colocar a bola no chão”, agir com prudência, observar a lei, respeitar as instituições, buscar o consenso necessário para combater a pandemia, assim protegendo as pessoas, bem como para recuperar empregos e a economia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Não é difícil unir as pessoas em um momento de crise e em prol de um objetivo comum, especificamente salvar vidas e empregos e fazer do Brasil um grande país. Para tanto, é necessário fazer a coisa certa, sempre, sem tentações populistas ou autoritarismo. Há tempo para o governo se recuperar e é o que todos desejam. Mas precisa começar, já que a crise é grave e não permite perder mais tempo do que já foi perdido.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Destaques

A princesa de Gales foi filmada sorrindo e parecendo feliz enquanto fazia compras com o príncipe William. O casal foi visto passeando por um...

Últimas Notícias

Os Estados Unidos atribuíram os protestos em Cuba a uma “situação desesperadora” devido aos apagões e à escassez de alimentos, considerando absurdo serem acusados...

bruno rede tv! bruno rede tv!

Entretenimento

Na sexta-feira (15), o cantor sertanejo Bruno, da dupla com Marrone, prestou depoimento à Polícia Civil em meio a um inquérito que investiga uma...

Política

A 5ª reunião ministerial do 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transcorreu com críticas à “tentativa de golpe” do ex-presidente...

Mundo

Os príncipes de Gales continuam sem se pronunciar diretamente sobre as muitas polêmicas que os cercam há semanas, mas já iniciaram uma campanha para...

Gilmar Mendes Gilmar Mendes

Justiça

No décimo aniversário da operação Lava Jato, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, descreveu-a como uma “organização criminosa”. A operação, que...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

O casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte da menina Isabella Nardoni em 2008, gerou polêmica ao participar como padrinhos de...

Últimas Notícias

Na manhã desta segunda-feira (18), uma operação da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) resultou na prisão de quatro homens, com idades entre 26...

Brasil

O palhaço Chouchou, no Distrito Federal, teve sua maleta de trabalho roubada do estacionamento do Planetário de Brasília. Galileu Henrique Costa, de 26 anos,...

Brasil

Duas pesquisas foram conduzidas para analisar a percepção dos beneficiários do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). De acordo com...

Últimas Notícias

Uma mulher de 37 anos foi presa na manhã desta segunda-feira (18) após tentar assaltar uma cliente em uma academia da rede SmartFit, no...

Ricardo Nunes Boulos Rei do terrorismo Ricardo Nunes Boulos Rei do terrorismo

São Paulo

Após decretar estado de emergência devido à epidemia de dengue em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) não poupou críticas ao governo federal....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO