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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17) que os brasileiros devem “saber quem xingar” ao reclamarem do preço do gás de cozinha. Segundo Lula, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelos estados é um dos responsáveis pelo alto custo do produto no país. A declaração foi feita durante um evento no Terminal de Angra dos Reis (Tebig), no Rio de Janeiro, onde foram anunciados investimentos para a retomada da indústria naval da Petrobras.
“O povo brasileiro às vezes não tem as informações necessárias para fazer juízo de valor. […] O mais grave é o preço do gás. O povo não sabe que o botijão de 13 quilos de gás sai da Petrobras a R$ 35. Entretanto, depois que ele é entregue independente do estado, ele chega a R$ 140, R$ 130, R$ 120. Depende do ICMS que é cobrado do estado. Então, na verdade, o povo paga o triplo do preço que ele sai da Petrobras. Eu tava dizendo pra Magda [Chambriard] que é importante informar a população disso, pro povo saber quem xingar na hora que aumenta, pro povo saber quem é o filho da mãe disso”, afirmou Lula.
A declaração ocorre poucos dias após a divulgação de pesquisa do Datafolha, que apontou queda na avaliação do governo. De acordo com o levantamento publicado na sexta-feira (14), a aprovação do presidente caiu para 24%, o menor índice de seus mandatos, enquanto a reprovação subiu para 41%, um recorde. Outros 32% classificam a gestão como regular.
Durante o discurso, Lula também voltou a criticar a operação Lava Jato, alegando que a investigação tentou prejudicar a Petrobras. “A Lava Jato foi a destruição da indústria da engenharia e tentativa de destruir a Petrobras, criando a imagem negativa da Petrobras no mundo”, disse.
Desde fevereiro de 2024, a alíquota do ICMS sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP) foi fixada em R$ 1,4139 por quilograma, o que equivale a cerca de R$ 18,38 por botijão de 13 kg. No entanto, especialistas apontam que, além do imposto estadual, outros fatores, como margens de distribuição e revenda, também influenciam significativamente o preço final pago pelos consumidores.
