Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma pesquisa da Universidade de Edimburgo revelou que a depressão aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardíacas e diabetes. A depressão afeta todo o corpo, o que acelera o aparecimento de doenças físicas crônicas à medida que as pessoas envelhecem. De acordo com a equipe liderada por Kelly Fleetwood, estatística da Universidade de Edimburgo, o estudo de mais de 172.500 britânicos com mais de 39 anos descobriu que aqueles com histórico de depressão começaram a desenvolver condições físicas crônicas cerca de 30% mais cedo do que aqueles sem tal histórico.
O novo estudo analisou dados do Biobanco do Reino Unido e incluiu adultos de 40 a 71 anos. A saúde dos participantes foi acompanhada durante um período médio de pouco menos de sete anos, e o surgimento de 69 condições físicas específicas foi monitorado. Durante o período do estudo, as pessoas sem histórico de depressão desenvolveram, em média, 0,16 dessas condições por ano, enquanto esse número aumentou para 2,0 por ano para aqueles com histórico de depressão.
Entre as doenças mais comuns encontradas em pessoas com depressão estavam a artrose (15,7% em comparação com 12,5% que não tinham), hipertensão arterial (12,9% contra 12,0%) e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) (13,8% frente a 9,6%). Os pesquisadores enfatizam que a depressão deve ser considerada uma doença de ‘todo o corpo’ e tratada como tal. Eles acrescentaram que os sistemas de saúde existentes são projetados para tratar condições individuais, em vez de pessoas com múltiplas condições, por isso é necessário um enfoque integrado para os serviços de saúde.
