Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Federal agendou para a próxima quinta-feira (5), em Brasília, o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito que investiga a atuação de seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por suposta obstrução de justiça e articulações nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A oitiva ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, aceitar um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinar a abertura de inquérito contra Eduardo. A investigação busca apurar se o parlamentar tentou interferir em investigações brasileiras por meio de contatos e ações no exterior.
Segundo a PGR, Jair Bolsonaro deve ser ouvido por possível envolvimento indireto nas ações atribuídas ao filho. O órgão alega que o ex-presidente poderia estar sendo beneficiado pelas movimentações de Eduardo nos EUA e questiona, por exemplo, se ele seria o responsável financeiro pela permanência do deputado em território americano.
Além de Bolsonaro, a PF também vai ouvir o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), autor de um pedido de prisão contra Eduardo Bolsonaro. Já o filho do ex-presidente foi autorizado por Moraes a prestar esclarecimentos por escrito no âmbito do inquérito.
