Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Operação Afrodite
Nesta quarta-feira (3), a Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo) realiza a Operação Afrodite para tentar por fim à fraude fiscal envolvendo grupos de empresas que fabricam e comercializam cosméticos. Operação Afrodite cumpre 20 mandados de busca e apreensão na capital paulista e em cidades do interior do estado, com Botucatu, Lençóis Paulista, Novo Horizonte e Arujá.
São 28 alvos relacionados a quatro grupos de empresas do ramo. O objetivo é recuperar aos cofres estaduais os valores de ICMS que deixaram de ser recolhidos. A estimativa é de R$ 205 milhões em cinco anos.
Os investigadores consideram que exista um conluio entre integrantes da cadeia de comercialização para manipular a incidência do ICMS por meio de substituição tributária (ICMS-ST), criando uma operação subfaturada para pagar valores menores de impostos (ICMS-ST).
Segundo a Sefaz, toda a tributação da cadeia de comercialização é concentrada no fabricante. A operação Afrodite tem o suporte da Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações Sobre Crimes Contra a Fazenda, do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania).
