Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um incêndio de grandes proporções na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, no Entorno do DF, já devastou cerca de 10 mil hectares do parque nacional desde o início das chamas, há quatro dias. Brigadistas trabalham intensamente para controlar o fogo, com o apoio de duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e equipes especializadas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) relatou que a equipe enfrentou um percurso de três quilômetros em área de difícil acesso para alcançar o foco do incêndio, que afeta a vegetação nativa de cerrado em um terreno com muitas serras e pedras.
Atualmente, 20 brigadistas do ICMBio e 25 do Prevfogo do Ibama estão empenhados no combate às chamas nos flancos do incêndio, enquanto cinco bombeiros e dois voluntários da rede Contra Fogo lidam com um incêndio de turfa na rodovia. Desde quinta-feira, o combate ao incêndio tem sido realizado de forma contínua, 24 horas por dia.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ainda não identificou a causa do incêndio, mas garantiu que a área turística do parque não foi afetada, e as visitações continuam normalmente.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para a região, destacando o risco de incêndios florestais devido à baixa umidade, abaixo de 12%, que prevalece nos três estados do Centro-Oeste.