Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O inverno atípico de 2024, marcado por dias quentes e secos, começa a se despedir, dando lugar à primavera, que tem início oficialmente neste domingo (22), às 9h44. Conhecida por ser a estação de transição entre o período seco e o úmido, a primavera traz a expectativa de um aumento gradual nas chuvas e algumas frentes frias, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Para muitos, o inverno deste ano mais se assemelhou ao verão, com temperaturas altas e a ausência marcante de dias frios. A estiagem foi constante, como é típico da estação, mas surpreendeu a falta de frio intenso.
Em Salvador (BA), a primavera deve trazer um clima mais ameno e com menos chuvas. Segundo a Defesa Civil da cidade (Codesal), a temperatura na capital baiana deve oscilar entre 22ºC e 30ºC durante este período.
No Centro-Oeste e Norte do país, o calor será intenso, com destaque para Goiás, Tocantins e o interior do Nordeste, onde o ar continuará extremamente seco na primeira semana da estação. Em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul do Pará, as temperaturas devem superar os 35ºC, mantendo o predomínio do sol.
No interior do Paraná e São Paulo, o calor também deve continuar. A capital paulista pode registrar temperaturas próximas de 35ºC até sexta-feira (27), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No estado de São Paulo, a primavera deve ter precipitações abaixo da média esperada.
Já no Rio Grande do Sul, o deslocamento de uma frente fria deve trazer chuvas fortes para Porto Alegre, a região da Campanha Gaúcha e o interior do estado já na segunda-feira (23).
Em Belo Horizonte (MG), a chegada da primavera foi marcada por uma leve chuva na noite de sábado (21), interrompendo 156 dias de seca. A Defesa Civil prevê novas pancadas de chuva na capital mineira para o primeiro dia da estação.
A primavera chega com a promessa de dias mais úmidos e, ao mesmo tempo, temperaturas elevadas em várias partes do Brasil, enquanto o país se ajusta à nova estação.