Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta segunda-feira (7), um deslizamento de terra na orla de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, resultou na formação de uma cratera que engoliu parte do Porto da Terra Preta. O incidente deixou uma criança desaparecida e sete pessoas foram socorridas, sendo encaminhadas a uma unidade de saúde da cidade, conforme informou o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida.
O governo do estado anunciou que uma equipe adicional de bombeiros está sendo enviada ao município para reforçar as buscas, que contará com o apoio de mergulhadores e especialistas em resgate em estruturas colapsadas.
O coronel Menezes, do Corpo de Bombeiros, relatou que a criança desaparecida estava em uma estrutura flutuante com o pai e outros três irmãos no momento do deslizamento. O pai conseguiu resgatar os outros três filhos, mas não conseguiu salvar a criança.
“O pai conseguiu resgatar os outros três filhos que estavam com ele, mas, infelizmente, não conseguiu retirar essa criança. Ela pode estar soterrada, mas estamos trabalhando com a melhor hipótese: torcemos para que ela não esteja sob os escombros e que, na verdade, esteja se deslocando pelo rio ou em algum lugar onde possamos encontrá-la com vida”, afirmou o coronel à imprensa local.
O Governo do Amazonas anunciou o deslocamento de mais bombeiros para a área, incluindo especialistas em salvamento em estruturas colapsadas, a fim de reforçar as operações de resgate.
“Agentes da Defesa Civil do Estado também estão a caminho do local do deslizamento. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou uma equipe para Manacapuru, e as unidades de saúde na capital estão preparadas para receber possíveis feridos. Até o momento, um óbito foi confirmado”, diz o comunicado do governo estadual.
A Prefeitura de Manacapuru lamentou o incidente e informou que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estão no local. “No momento, não há informações sobre vítimas. Estamos apurando e logo mais retornaremos com mais detalhes”, afirmou a prefeitura em nota.
Além disso, a Defesa Civil do Amazonas confirmou que vários órgãos municipais estão mobilizados na área do deslizamento, com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) avaliando a situação.