Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty, emitiu uma nota oficial no último sábado (6) recomendando que todos os brasileiros presentes na Síria deixem o país imediatamente. A declaração ocorreu antes mesmo dos rebeldes sírios consolidarem o controle em Damasco, marcando a queda do regime de Bashar al-Assad.
Segundo o comunicado, o Brasil acompanha “com preocupação a escalada de hostilidades” e reafirma seu apoio a uma solução pacífica e negociada para o conflito sírio, que respeite a soberania e a integridade territorial do país.
Orientações e precauções
Embora não haja registro de brasileiros entre as vítimas da crise, o Itamaraty destacou que segue monitorando a situação por meio da Embaixada em Damasco. Além disso, foram reforçadas orientações de segurança para os cidadãos brasileiros, incluindo:
- Evitar viagens à Síria, caso ainda estejam fora do país.
- Aos que já estão no território sírio, recomenda-se deixar o país por meios próprios até que a normalidade seja restabelecida.
- Adotar as indicações de segurança das autoridades locais, evitando áreas de risco e aglomerações.
- Certificar-se de que documentos pessoais, como passaporte, possuem ao menos seis meses de validade e manter à disposição registros de identidade brasileiros ou sírios.
- Não compartilhar informações não verificadas ou notícias antigas, buscando atualizações em fontes confiáveis.