Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Fortes chuvas que atingem desde a noite da terça-feira (20) as cidades do Grande Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco causaram alagamentos generalizados em ruas e avenidas, além de transtornos e a suspensão de aulas e serviços públicos na quarta-feira (21). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as três regiões permanecem em “Estado de Atenção” devido ao volume elevado de precipitação.
O maior acumulado registrado foi no Cabo de Santo Agostinho, com 185 milímetros nas últimas 24 horas, o que corresponde a 64% da média histórica da região. Outros municípios também enfrentaram fortes volumes, como Triunfo (181 mm), Barreiros (177 mm) e Escada (155 mm).
Com o avanço das chuvas, a Prefeitura do Recife suspendeu atendimentos ambulatoriais eletivos nas unidades de saúde pela manhã e recomendou à população evitar deslocamentos. Quatro abrigos municipais foram abertos para receber moradores em situação de risco, localizados em Totó, Arruda, São José e Areias.
Incidentes com quedas de árvores foram registrados em diversos pontos do Recife — nas zonas Norte e Sul, além da Estrada do 80 —, e em Tamandaré, onde uma árvore atingiu um caminhão na rodovia PE-60, sem feridos. Além disso, alagamentos causados pelo extravasamento do Rio Ipojuca em Ipojuca e do Rio Capibaribe Mirim em Itambé deixaram vias inundadas e moradores ilhados.
A situação da infraestrutura prejudicada se estendeu para Olinda, onde um poste caiu e diversas vias ficaram alagadas, dificultando o trânsito, principalmente na Avenida Presidente Kennedy, bairro de Peixinhos.
Devido às condições climáticas, prefeituras da região cancelaram as aulas nas escolas municipais do Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Ipojuca. Instituições de ensino superior, como UFPE, UPE, UFRPE e Unicap também suspenderam atividades presenciais.
Além das escolas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) adotaram regime de teletrabalho, suspendendo atendimento presencial em suas unidades da Região Metropolitana do Recife.
Os transtornos provocados pelas chuvas incluem ainda a morte de duas pessoas por choque elétrico na avenida da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, além de deslizamentos de terra e congestionamentos.
A Defesa Civil mantém plantão 24 horas para atender a população, com números disponíveis para contato nos municípios da Região Metropolitana.
