Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 2,4 milhões de brasileiros foram diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em 2022, o que representa 1,2% da população do país naquele ano. É a primeira vez que o instituto inclui informações sobre o diagnóstico de TEA em seus levantamentos populacionais.
A prevalência foi maior entre homens, com 1,4 milhão de diagnósticos, contra 1 milhão de casos entre mulheres. A faixa etária de 5 a 9 anos apresentou os maiores índices, especialmente entre meninos, que registraram taxa de 3,8%, o equivalente a 264,6 mil indivíduos. Entre as meninas da mesma idade, o percentual foi de 1,3%, totalizando 86,3 mil casos.
Segundo o IBGE, a predominância do diagnóstico entre meninos se manteve em todos os grupos etários até os 44 anos. A partir dos 45, a diferença entre os sexos começa a diminuir, e em algumas faixas, como de 50 a 54 e de 60 a 69 anos, as mulheres apresentaram prevalência ligeiramente superior — uma diferença de 0,1 ponto percentual.
Em relação à distribuição geográfica, o Sudeste concentra a maioria dos diagnósticos, com pouco mais de 1 milhão de casos. Na sequência, aparecem o Nordeste (633 mil), Sul (348,4 mil), Norte (202 mil) e Centro-Oeste (180 mil).
