Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A ONG StandWithUs realizou neste domingo (6) um protesto na Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, contra a perseguição de minorias no Irã. A manifestação ocorreu durante a realização da 17ª Cúpula dos Brics, que reúne representantes de países como Brasil, China, Rússia, Índia e Irã na cidade.
O ato simbólico foi montado na altura da Rua Farme de Amoedo, ponto tradicional de encontro da comunidade LGBTQIA+ na capital fluminense. No local, foram colocadas bandeiras do orgulho LGBTQIA+ ao lado de estruturas representando forcas. Uma faixa com a frase “O Irã mata gays em praça pública” foi estendida na areia da praia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/y/J4IgTBT3miVwRFvkzGIA/whatsapp-image-2025-07-06-at-10.23.42-2-.jpeg)
Foto: Divulgação
O objetivo do protesto, segundo os organizadores, foi chamar a atenção para a criminalização das relações entre pessoas do mesmo sexo no Irã, país onde a homossexualidade é considerada crime e pode levar à pena de morte.
“O Irã é um dos países que executam as pessoas LGBTQIA+. Só o fato de ser gay, de sair do armário, significa confessar um crime. Porque a lei do Irã diz que ser gay é crime. Apesar dos avanços nos direitos no mundo, ainda há países que criminalizam as pessoas LGBT. Uma pessoa como eu pode ser presa, torturada e executada”, afirmou Bruno Bimbi, representante da ONG StandWithUs.
A manifestação ocorre em meio à presença de representantes do Irã no encontro do Brics, que se estende até segunda-feira (7) no Rio. A StandWithUs questiona a participação do país no grupo diante das denúncias de violações de direitos humanos.
