Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A investigação sobre a queda de um avião de pequeno porte em uma avenida movimentada da Zona Oeste de São Paulo na última sexta-feira (7) aponta para uma possível falha no motor como uma das causas do acidente. Especialistas destacam que a posição da hélice da aeronave no momento da colisão sugere que o piloto tentou um procedimento de emergência conhecido como embandeiramento.
Imagens do local mostram que as pás da hélice estavam embandeiradas, ou seja, viradas de lado em relação ao fluxo de ar. Segundo o engenheiro aeronáutico Jorge Leal, professor da Escola Politécnica da USP, essa técnica é utilizada quando ocorre uma pane no motor. “O embandeiramento é um procedimento que se usa quando você perde o motor e deixa a hélice alinhada com o vento. Ela vira uma pá, gira e dá trção ao avião”, explicou Leal em entrevista à TV Globo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) conduz a investigação e ainda não divulgou um prazo para conclusão do laudo. Dados do órgão indicam que 355 dos 1.580 acidentes aéreos registrados no Brasil desde 2015 tiveram relação com falhas ou mau funcionamento do motor das aeronaves.
O avião acidentado era um King Air F90, fabricado em 1981, com capacidade para oito pessoas. Testemunhas relataram que a aeronave tentou realizar um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu. Durante o impacto, a aeronave atingiu placas e árvores antes de colidir com a traseira de um ônibus e explodir.
