Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
São Paulo viveu neste domingo (2) o dia mais quente de 2025 até o momento, com os termômetros atingindo a marca de 34,8°C na estação do Mirante de Santana, localizada na zona norte da cidade. A temperatura superou o recorde anterior de 34,3°C, registrado no dia 17 de fevereiro, e também quebrou um recorde histórico para o mês de março desde o início das medições, em 1943. O antigo recorde para o mês era de 34,7°C, registrado em 16 de março do ano passado.
A onda de calor intensa, que afeta a cidade desde o fim de semana, deve continuar nos próximos dias. A previsão para esta segunda-feira (3) aponta uma máxima de 34°C, com poucas chances de chuva. Caso ocorram precipitações, elas serão rápidas e isoladas. O interior do estado, especialmente nas regiões oeste e norte, pode registrar temperaturas ainda mais altas, alcançando entre 36°C e 37°C. Já no litoral paulista, a máxima prevista é de 32°C, com céu limpo e sem expectativa de chuvas.
Para terça-feira (4), a previsão é de mudança no clima com a chegada de um vórtice ciclônico, sistema meteorológico que deverá promover pancadas de chuva a partir da tarde, principalmente na capital e no interior do estado. No entanto, a temperatura seguirá elevada, com máxima de 33°C.
Esta é a quinta onda de calor registrada no Brasil em 2025, com temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média histórica para o mês de março, que variam entre 32°C e 34°C. O fenômeno é intensificado por um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens, potencializando o calor extremo e o céu limpo. A Climatempo alerta que as altas temperaturas devem persistir até o próximo domingo (8).