Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A equipe do apresentador Edu Guedes, de 51 anos, informou que os próximos sete dias serão “bastante delicados” após ele ter passado por uma cirurgia para a retirada de nódulos no pâncreas. O diagnóstico veio após exames que identificaram um tumor no órgão. (Leia a íntegra da nota no final da matéria).
A RedeTV!, emissora em que Edu Guedes trabalha, divulgou um comunicado oficial. “A assessoria de imprensa do apresentador compartilhou uma mensagem de Edu, que carinhosamente enfatizou: ‘Esse não é o fim, mas sim um recomeço’. A assessoria também informou que os próximos sete dias serão bastante delicados”, diz a nota.
Inicialmente, o apresentador do programa “Fica Com a Gente” foi submetido a uma cirurgia de emergência, realizada pelo médico Joaquim de Almeida, para a remoção de cálculos renais. A cirurgia para remoção dos nódulos no pâncreas foi realizada neste sábado (5) e durou seis horas. “O procedimento, apesar de complexo, transcorreu bem”, afirmou o cirurgião oncologista responsável, Marcelo Bruno, conforme o comunicado da RedeTV!. Edu Guedes passou mal há alguns dias após uma infecção originária de uma crise renal. Todos os procedimentos foram realizados no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Edu Guedes e Ana Hickmann se casaram em maio deste ano e se preparam para a cerimônia religiosa, que acontecerá em Araras, interior de São Paulo.
Em situações semelhantes, para a confirmação do tipo de tumor e o tratamento a ser adotado, aguarda-se o resultado da biópsia, que é o exame laboratorial do tecido retirado. Como a família de Edu Guedes e o hospital não divulgaram detalhes, ainda não se sabe se os médicos suspeitam de um tumor maligno, ou seja, câncer.
Câncer de Pâncreas no Brasil e Sintomas
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor pancreático corresponde a 1% dos cânceres diagnosticados no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, “em 90% dos casos, trata-se de adenocarcinoma” e “o local de origem mais comum é o lado direito, chamado de cabeça do pâncreas, na região próxima ao fígado e às vias biliares”.
O câncer de pâncreas pode provocar diversos sintomas, sobretudo em estágios mais avançados. Entre os sinais da doença, estão:
- Icterícia (pele e olhos amarelados, urina escura, fezes claras e/ou oleosas e, ainda, coceira na pele);
- Dores no abdômen e nas costas;
- Perda de peso;
- Náuseas e vômitos.
Eis a íntegra da nota da emissora:
Apresentador e chef do matinal “Fica Com a Gente” da RedeTV! segue em recuperação em hospital na capital paulista Após ser diagnosticado com uma infecção originária de cálculo renal, o chef e apresentador Edu Guedes foi submetido a uma cirurgia de emergência realizada pelo médico e cirurgião Dr. Joaquim de Almeida para remoção do cálculo devido suas complicações nos rins. Ao realizar mais exames específicos foi descoberto tumor no pâncreas, sendo necessária cirurgia de remoção.
