Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

(Chris Velazco/The Washington Post)

Ciência e Tecnologia

Chega de celular! Conheça o dispositivo que promete revolucionar a forma como nos comunicamos

Nossos celulares estão constantemente exigindo nossa atenção, e algumas pessoas – incluindo eu mesma – estão cansadas disso. Estamos há mais de 15 anos na era dos modernos smartphones, todos tela, e empresas grandes e pequenas estão ocupadas reimaginando o que poderíamos querer usar a seguir.

A Meta tem um par de óculos de sol com inteligência artificial capazes de reconhecer os objetos ao seu redor. A startup Rabbit tem um dispositivo portátil com inteligência artificial que pode aprender a interagir com aplicativos e serviços por você. E o ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, está arrecadando fundos para construir uma espécie de gadget de companhia com inteligência artificial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ou você pode usar o AI Pin da Humane, um wearable de USD 699 com uma tela sensível ao toque, uma câmera e um projetor a laser que gruda na camisa. Ele não foi projetado para substituir seu telefone, mas a Humane acredita que você pode viver mais o momento quando pede a uma IA para responder perguntas e enviar mensagens de texto para as pessoas em vez de olhar fixamente para uma tela. Passei as últimas duas semanas testando o Pin para ver se ele atendia às expectativas. Eis como foi e o que você precisa saber.

Primeiro, como o AI Pin funciona

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Se você já viu o capitão Picard tocar seu comunicador para falar com seus colegas em Star Trek, parabéns: Basicamente, você já sabe como usar o Pin de Inteligência Artificial (AI). Você deve usá-lo no peito, para que possa se aproximar rapidamente e tocar sua almofada sensível ao toque, que liga o microfone para que você possa fazer uma pergunta.

(Para sua informação, o presidente da Humane, Imran Chaudhri, me disse que a empresa não “utiliza nenhum dos seus dados em nenhum dos nossos treinamentos ou no treinamento de outros modelos”, a menos que você veja a atividade do seu Pin online e decida deixar comentários).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quando você quiser ler uma mensagem recebida ou ajustar as configurações do Pin, coloque a mão na frente dele para que o projetor projete sua interface na palma da mão. Para interagir com os elementos que aparecem na palma, você deve inclinar a mão para destacá-los e beliscar com os dedos ao estilo Vision Pro para “clicar” neles.

Se tudo isso parece muito bom, é porque é. E a Humane está certa em uma coisa: interagir com um dispositivo como este é surpreendentemente natural, a ponto de que às vezes me vejo pegando o Pin para fazer uma pergunta, mesmo quando não o estou usando. Mas usar o Pin pode se tornar frustrante rapidamente. Por exemplo, os gestos de inclinação e beliscar: São fáceis de entender, mas difíceis de dominar. Mesmo depois de duas semanas, ainda tenho dificuldade em selecionar as opções de menu certas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outra desvantagem: O projetor é praticamente ilegível quando está sol. O verão está chegando, e certamente trará muitos dias quentes em que não quero que meu telefone me atrapalhe, mas o Pin é muito menos útil sob a luz do dia. Falando em calor, o Pin começa a superaquecer bastante rápido quando faz solicitações consecutivas ou usa o projetor do Pin por muito tempo.

Quando isso acontece, não se surpreenda se o Pin perder o contato por um tempo enquanto esfria. Isso aconteceu quatro ou cinco vezes em duas semanas, pelo menos uma vez quando estava sendo carregado com uma de suas baterias magnéticas extras. Isso não é bom, principalmente porque você terá que encaixar outra bateria extra para usar o Pin durante um dia inteiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Usando o Pin como telefone

(Chris Velazco/The Washington Post)

Sejamos claros: Ninguém, nem mesmo as pessoas da Humane, acredita que o Pin vai substituir seu smartphone. Mas às vezes age como se fosse. Você precisa desembolsar USD 24 por mês para usar o Pin, e parte desse custo lhe dá uma linha de serviço T-Mobile para fazer chamadas, enviar mensagens e acessar a Internet quando estiver fora de casa.

Geralmente, as chamadas telefônicas soam bastante bem através do alto-falante integrado do Pin, mas se estiver rodeado de mais do que algumas pessoas, o som produzido é facilmente abafado. (Conectar um par de fones de ouvido Bluetooth, no entanto, ajuda bastante).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enviar mensagens de texto é mais complicado. A menos que você diga especificamente ao Pin que está ditando o conteúdo de uma mensagem – algo fácil de esquecer quando está apenas tentando entrar em contato com alguém -, o Pin tem essa estranha tendência a cortar algumas mensagens e fingir que palavrões não existem.

Aqui está um exemplo: Um dia, pedi ao Pin para enviar uma mensagem a um amigo dizendo “Estou cansado desse [palavrão] tempo em São Francisco e da comida”. (Nenhuma das duas coisas é verdadeira, ressalte-se). Em vez disso, a mensagem completa que ele recebeu dizia “Desse tempo de São Francisco e da comida”. Meu amigo ficou um pouco confuso, para dizer o mínimo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, pense nos serviços dos quais você depende todos os dias através do seu telefone e escolha três deles. O mais provável é que o Pin não consiga se conectar a nenhum deles. No momento, tudo o que ele pode fazer é extrair contatos das contas da Apple, Google e Microsoft, e reproduzir música no Tidal. A Humane diz que está trabalhando para expandir o conjunto de ferramentas do Pin, mas essas mudanças vão levar tempo, e o apoio das empresas que acreditam na promessa do Pin.

E a câmera? No melhor dos casos, falha. À luz do dia, os resultados podem ser bastante agradáveis, mas se você estiver em um local pouco iluminado, verá muito ruído e rostos borrados. A ideia de uma câmera menos intrusiva é poderosa, mas se você quiser um registro visual da sua vida que realmente queira ver novamente, é melhor ficar com o seu telefone para as fotos e vídeos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Falando com a IA

No melhor dos casos, o Pin é uma espécie de botão de discagem rápida para uma linha direta de perguntas e respostas com uma IA do outro lado. E, no geral, funciona muito bem. Quando me sentei para assistir “The Normal Heart” e descobri que o ex-prefeito de Nova York, Ed Koch, era gay, o Pin me ofereceu corretamente um pouco de informação sobre seu único relacionamento duradouro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas ainda comete alguns erros. Afirmava, por exemplo, que alguns ingredientes dos Twinkies haviam sido proibidos pelo estado da Califórnia. (Isso não é verdade, mas um legislador local está travando uma cruzada contra um dos corantes usados nesses doces).

Apesar de as respostas do Pin serem mais corretas do que incorretas, sinto que tenho que verificar os fatos. E se for assim, por que não pego o telefone? Você também terá que ter cuidado com como fala com ele. Pequenas diferenças na forma de estruturar o pedido fazem toda a diferença entre o sucesso e a confusão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

E mesmo quando o Pin sabe exatamente sobre o que você está falando, produz resultados que estão longe de ser úteis. Recentemente, minha noiva e eu estávamos resolvendo um pedido de talheres descartáveis de luxo para o coquetel pré-casamento.

Parecia ser um problema de palavras, então perguntei ao pino: “Os pratos vêm em pacotes de 200 unidades. Os garfos vêm em pacotes de 150. Quantos pacotes de pratos e garfos devo comprar para acabar com o mesmo número de pratos e talheres?” Um pouco de aritmética nos dá a resposta: 3 pacotes de pratos e 4 pacotes de garfos. Simples. Em vez disso, o Pin explicou calmamente e detalhadamente como a equação poderia ser resolvida, sem realmente resolvê-la.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Humane tem um plano claro para tornar o Pin mais útil, como trabalhar em funções para identificar objetos com a câmera, rastrear sua alimentação e conectá-lo a outros serviços dos quais você depende. Estou ansioso para testá-los quando chegarem, porque – quando tudo funciona como deveria – há uma promessa de um bom produto aqui.

Mas se há uma lição a ser aprendida é que, em vez de gastar dinheiro em um novo dispositivo que promete resolver nossos problemas, talvez seja melhor nos forçarmos a usar os que temos com mais critério.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

frio brasil chuva

Brasil

O Brasil se prepara para receber a primeira onda de frio do ano, de acordo com a previsão divulgada pelo instituto de meteorologia Climatempo....

André Pedroni Motorista André Pedroni Motorista

São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (22), o condutor do carro de luxo envolvido no atropelamento de um motociclista em Barueri, na Grande São Paulo, compareceu...

Brasil

Entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa gaúcha, irá acentuar o contraste térmico entre...

Brasil

A denúncia apresentada pelo Ministério Público à Justiça sobre o sequestro da advogada Anic Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, em Petrópolis, revela um...

Vídeos

Em um desabafo emocionado nas redes sociais na última segunda-feira (20), Alexandre Correa, ex-marido da apresentadora Ana Hickmann, acusou o jornalista Leo Dias de...

estudantes apanham na alesp estudantes apanham na alesp

São Paulo

Seis estudantes que se envolveram em tumulto na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) durante protesto contra o projeto de lei sobre a implementação...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Rio Grande do Sul

Brasil

As adversidades causadas por temporais e enchentes no Rio Grande do Sul desde 29 de abril resultaram em um total de 162 mortes, conforme...

Brasil

O casal da campanha AME Jonatas, Aline e Renato Openkoski, foi preso nesta quarta-feira (22) em Joinville, Santa Catarina, após condenação. Os réus foram...

Brasil

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de lei que permite a implementação de escolas cívico-militares nas redes...

Prisao Prisao

Brasil

Uma mulher de 27 anos foi detida em flagrante na terça-feira (22) pela Polícia Civil local sob acusação de assassinar sua própria filha, uma...

vereadora Tainá de Paula vereadora Tainá de Paula

Brasil

Na noite de terça-feira (21), a vereadora Tainá de Paula (PT) passou por um momento de tensão ao ser alvo de uma tentativa de...

Brasil

No final da tarde desta quarta-feira (22), os moradores de Pelotas, no Sul do RS, foram surpreendidos por um forte temporal que resultou em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit