Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Twitter
(Unsplash)

Eleições 2022

Candidatos nas eleições de 2022 terão rótulos no Twitter

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

Nesta segunda-feira (4), o Twitter anunciou uma série de medidas  para o pleito no Brasil. A rede social usará etiquetas para identificar perfis de candidatos, adotará nova política para proteger o debate em torno da campanha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A plataforma também fará curadoria de tuítes com informações confiáveis nos “Moments”, com seção especial sobre as eleições a partir de julho.

Veja as ações divulgadas pelo Twitter para as eleições 2022:

Identificação de candidatos(as)

Etiquetas em contas de candidatos(as) oficialmente registrados(as) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é facilitar a identificação desses perfis para que as pessoas saibam com quem estão interagindo no Twitter. As etiquetas mostrarão o cargo ao qual aquele(a) candidato(a) está concorrendo e o estado em que o cargo será ocupado (se for o caso). Elas aparecerão na página do perfil do(a) candidato(a) e nos Tweets e Retweets feitos por essas contas. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essas etiquetas não são opcionais e não poderão ser removidas. Sua colocação acontecerá a partir do fechamento da lista oficial de candidatos no TSE e a remoção está prevista para alguns dias depois do último turno da eleição. A identificação será introduzida às contas de quem está concorrendo aos cargos de presidente, governador, senador e deputado federal. O Brasil é o segundo país no mundo em que essas etiquetas serão colocadas, sendo os Estados Unidos o primeiro.

Aplicação da Política de Integridade Cívica

O Twitter tem regras e políticas para proteger as conversas de maneira abrangente, que vão desde tomar medidas contra propagação de ódio e para combater spam e manipulação da plataforma até abordar conteúdos com mídia sintética e manipulada. Essas e outras políticas são aplicadas em todo o mundo e durante todo o ano. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, existem alguns eventos com duração determinada, como as eleições, em que aplicamos regras adicionais.  Para prevenir o uso do Twitter para interferir em eleições ou outros atos cívicos, foi criada a Política de Integridade Cívica. Ela é uma camada extra de proteção para garantir que o debate público que acontece no Twitter não prejudique que eleitores exerçam seus direitos e responsabilidades. Essa política é aplicada durante um período quando há eleições em um país, não apenas no dia de votação. 

Com a Política de Integridade Cívica em vigor no Brasil, passaremos a tomar medidas em relação a conteúdos destinados a intimidar a participação das pessoas em atos cívicos ou induzi-las ao erro sobre como fazer parte deles; que fazem afirmações falsas ou enganosas que prejudiquem a confiança nas eleições; ou que indiquem intencionalmente afiliação falsa ou indevida a candidatos, partidos e outras instituições. A depender da gravidade da violação, as medidas corretivas podem incluir a marcação ou remoção do Tweet ou até a suspensão da conta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O foco da Política de Integridade Cívica está em prevenir informações enganosas que possam prejudicar o andamento, a participação popular e a consumação do processo eleitoral democrático.  A política não prevê atuação sobre todo tipo de conteúdo político, incluindo declarações enganosas, imprecisas ou polarizadas sobre candidatos e partidos. Isso porque as regras do Twitter que tratam de desinformação têm como foco o potencial de dano que as informações enganosas podem ter no mundo offline e em assuntos específicos – neste caso, o risco de haver interferência em processos cívicos como as eleições. 

Vale lembrar que a natureza pública e aberta do Twitter, que permite que as pessoas vejam e interajam com Tweets de quem não seguem ou conhecem, possibilita que informações enganosas ou questionáveis sejam contrapostas ou esclarecidas. Isso abre espaço para contra-narrativas que ajudam as pessoas a tirar suas próprias conclusões. Além disso, trabalhamos em parcerias para trazer à plataforma mais conteúdo confiável e de qualidade, com treinamentos e apoio a fontes oficiais, jornalistas, agências de checagem e organizações da sociedade civil. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais informação e contexto com conteúdos curados

Para essas eleições estarão disponíveis os chamados pre-bunks Moments – conjuntos de Tweets que trarão contexto factual confiável às alegações enganosas mais comuns e serão apresentados na aba Explorar, de Tendências e na área de buscas. Isso nos permitirá levar preventivamente às pessoas esclarecimentos sobre desinformações que possam surgir ou voltar a circular na ocasião. 

Paralelamente, o time de Curadoria também trabalhará com os chamados debunks Moments, conjuntos de Tweets que esclarecem, contrapõem ou contextualizam narrativas desinformativas quando aparecem no decorrer do caminho. Tanto para os pre-bunks quanto para os debunks, são levados em conta critérios para a seleção dos temas a serem endereçados – como por exemplo grandes volumes de conversas sobre um tópico de saúde pública, processos eleitorais ou que envolvam mídia manipulada.  

Também será criada uma seção especial sobre eleições (similar à que já existe sobre Covid-19) que trará os fatos mais recentes no topo da aba Explorar. Essa seção reunirá os principais conteúdos de Curadoria, como Moments, temas com alta repercussão no momento, pre-bunks e listas de contas relacionadas ao assunto. 

Central da Ajuda dedicada às #Eleições2022

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Todas as iniciativas estão listadas em uma nova página especial na Central de Ajuda do Twitter, que incluirá as novidades sobre o que estamos fazendo para proteger a integridade da conversa sobre as eleições brasileiras. A página está sendo lançada hoje e será atualizada ao longo do tempo. 

Campanhas educativas 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mesmo com todas as informações disponíveis, sabemos que uma experiência mais segura e saudável na internet passa por iniciativas que ajudem as pessoas a participar das conversas de maneira informada e consciente. Por isso, a partir de julho, faremos campanhas no Twitter para orientar as pessoas sobre como identificar e lidar com desinformação, além de dar dicas úteis a respeito de nossas regras e funcionalidades. Fique de olho!

Parcerias e treinamentos

Desde o início, o Twitter aderiu ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE. Assinamos no começo do ano um ​​memorando de entendimento para a coordenação de esforços no combate à disseminação de desinformação no processo eleitoral de 2022. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como parte desta parceria com o TSE, ativamos uma funcionalidade que faz com que o primeiro resultado de buscas por termos relacionados às eleições seja uma notificação com um link para o perfil do TSE no Twitter (@TSEjusBR) e a página do órgão, ou Moments, com dados úteis sobre o processo eleitoral, como:

  • Mais informações e contexto sobre urnas eletrônicas;
  • Aviso sobre como tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor.

Ao longo do ano, novas notificações nos mesmos moldes serão ativadas, de acordo com os diferentes momentos do processo eleitoral.

Também no âmbito da parceria, serão realizados treinamentos para os funcionários do TSE e dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para garantir o entendimento das funcionalidades e ferramentas do Twitter, das possibilidades de apoio à amplificação de mensagens de interesse público da população, das regras, canais de denúncia e aplicação das políticas do Twitter. Além disso, o TSE tem um canal direto e permanente de contato com o Twitter para discutir iniciativas e melhores práticas para ajudar a proteger a integridade das eleições.

Treinamentos de boas práticas e segurança no Twitter também serão oferecidos durante o ano para jornalistas em diferentes regiões do Brasil, organizações da sociedade civil, partidos políticos, autoridades e agências de checagem de fatos. Nosso objetivo será informar sobre as ferramentas que o Twitter oferece e dar dicas para a produção de conteúdo de qualidade e participação cívica na plataforma, contando com a contribuição desses importantes atores na construção de um debate público saudável. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como um esforço adicional para colaborar com educação e a disponibilização de mais conteúdo de qualidade, estamos apoiando a criação de um chatbot educativo com o Politize!, organização da sociedade civil que trabalha com educação política e atua na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. A ferramenta responderá de forma automatizada às principais dúvidas relacionadas às eleições de 2022, com base em conteúdos do próprio Politize! e do TSE, e estará disponível a partir de julho.

Além das eleições

Os esforços do Twitter para a criação de funcionalidades, atualização de políticas e estabelecimento de parcerias que tragam mais saúde e qualidade às conversas são contínuos e vão além de períodos específicos. Nesse sentido, estamos habilitando para todas as pessoas no Brasil com configurações de idioma em Português um aviso que convida as pessoas que rascunharam comentários potencialmente ofensivos a repensarem o tom do texto antes de publicá-lo.  Nos testes que realizamos no início do ano com algumas pessoas no país, vimos que em 47% das vezes em que o aviso apareceu as pessoas editaram ou deletaram suas respostas. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

RESUMO DO DIA

  ✅Arrecadação Federal Atinge Recorde De R$ 190,6 Bilhões Em Março, Maior Resultado Para O Mês Em 30 Anos CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO...

RESUMO DO DIA

✅Haddad Descarta Invasão Por Hackers E Assegura Integridade Do Sistema De Pagamento Da União Haddad descarta invasão por hackers e assegura integridade do sistema...

RESUMO DO DIA

Euro: 5,16 Dolar: 5,50 ✅‘Caso Tio Paulo’: Mulher Gravada Com Idoso Morto Em Banco Tem Problemas Psiquiátricos, Apontam Relatórios Apresentados Pela Família CONTINUE LENDO...

Moro Gilmar Mendes Moro Gilmar Mendes

Política

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que entrará ainda nesta segunda-feira (22) com pedido no Tribunal Superior Eleitoral...

INSS INSS

Economia

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir...

RESUMO DO DIA

  ✅Polícia Faz Megaoperação Contra Grupo Que Furta Celulares Em Grandes Eventos CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO Polícia faz megaoperação contra grupo que furta...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Como atua o "hacker do bem"?

Brasil

Segundo relatórios da Folha de SP, indivíduos não autorizados acessaram o sistema de pagamentos governamentais conhecido como Siafi, desviando aproximadamente R$ 2 milhões originalmente...

Novo Bolsa Família Novo Bolsa Família

Brasil

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (24) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Brasil

Um trágico incidente ocorreu durante o transporte aéreo pela Gollog, uma subsidiária da companhia aérea Gol, resultando na morte de um cachorro de cinco...

São Paulo

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou mais detalhes impactantes sobre o trágico acidente que ocorreu na Avenida Salim Farah Maluf, na madrugada do dia...

Planalto Esplanada Enem dos Concursos Planalto Esplanada Enem dos Concursos

Brasil

Medidas adicionais de segurança serão implementadas para garantir a integridade das provas do Concurso Público Unificado, conhecido como Enem dos concursos, agendado para o...

Polícia prende dupla suspeita de envolvimento na morte de dois idosos durante confraternização em MT Polícia prende dupla suspeita de envolvimento na morte de dois idosos durante confraternização em MT

Brasil

O marido de Ines Gemilaki, conhecido como Marcio Ferreira Gonçalves, de 45 anos, foi detido em flagrante pela Polícia Civil nesta terça-feira (23) em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit