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Governo Federal assina contratos para uso de terminais portuários

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Na sexta-feira (14), o Governo Federal assinou três contratos de arrendamento portuário e quatro para autorização de exploração pela iniciativa privada. Uma previsão de R$ 935,2 milhões em investimentos.

Os contratos de arrendamento de terminais públicos se referem aos terminais ATU12 e ATU18, que ficam no Porto de Aratu-Candeias, na Bahia, arrematados pela CS Brasil Transportes. O outro terminal é o MAC10, localizado no Porto Organizado de Maceió, em Alagoas, que será administrado pela empresa Timac Agro Indústria.

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Os investimentos serão destinados para a construção de novos galpões de armazenagem, dragagem de canal, recuperação e modernização de equipamentos. A área MAC10 é destinada à movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos, especialmente ácido sulfúrico. A ATU12 é destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais; e a ATU18, à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que, do total de 42 contratos de arrendamentos portuários já feitos no Brasil, 26 foram no Governo do Presidente Jair Bolsonaro.

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“Não vai parar por aí. Temos grandes leilões previstos para o segundo semestre. Agora, no dia 9 de julho, teremos três. Um terminal em Macapá (AP), um em Mucuripe (CE) e o Terminal Salineiro de Areia Branca”, afirmou. “Temos muitas coisas aí para fazer num segmento que vem respondendo muito bem”, completou o ministro.

Novos contratos de terminais de uso privado

Também na sexta-feira, foram firmados quatro novos contratos de autorização de exploração pela iniciativa privada, em Corumbá (MS), Porto Murtinho (MS), Itaituba (PA) e Mossoró (RN). Nesses contratos, o investimento será de R$ 274 milhões.

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As previsões para 2021 e 2022 indicam a possibilidade de novas 19 autorizações em todas as regiões do Brasil. Juntas, representarão R$ 15,6 bilhões em investimentos. Segundo o Ministério da Infraestrutura, também estão sob análise 23 aditamentos contratuais que possibilitarão novos R$ 4,26 bilhões. Há, ainda, em análise, oito projetos de novos terminais, ampliações de área e inclusões de perfil de carga, que podem representar R$ 7,4 bilhões.

“Estou muito confiante no futuro do nosso Brasil. E o setor portuário será uma das alavancas para o desenvolvimento ou para o aumento da nossa produtividade, para o crescimento econômico que virá”, finalizou o ministro da Infraestrutura.

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*Com informações de Governo Federal

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