Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Programa Fomento Rural inicia nesta sexta-feira (18/) o pagamento da folha de outubro, com um investimento total de R$ 9,83 milhões. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) contempla 2.720 novas famílias, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, auxiliar na produção de alimentos e promover o desenvolvimento rural sustentável em todo o País.
O programa oferece um benefício não reembolsável de R$ 4,6 mil, acompanhado de suporte técnico às famílias, garantindo que os recursos sejam utilizados no desenvolvimento de suas atividades produtivas. O pagamento é dividido em duas parcelas, com um intervalo mínimo de três meses entre elas.
Neste mês, 1.382 famílias receberão a segunda parcela do benefício, além das 2.720 que terão acesso à primeira parcela. Essa ação assegura a continuidade do apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos produtivos.
Ana Amélia da Silva, coordenadora-geral de Fomento à Inclusão Produtiva Rural do MDS, ressaltou que a inclusão de novas famílias no Programa Fomento Rural facilita o acesso a áreas onde os beneficiários enfrentam dificuldades em acessar políticas de assistência técnica. Ela acrescentou que isso possibilita investimentos em mais projetos produtivos, contribuindo para a manutenção da renda e a segurança alimentar de famílias em situação de pobreza.
Destaca-se também, neste mês, a inclusão de 359 famílias atendidas pela parceria com o Programa Cisternas, que permite o acesso simultâneo a ambos os programas, envolvendo a construção de uma cisterna de produção, o benefício financeiro do Fomento Rural e assistência técnica.
O Pará lidera o número de inclusões no Fomento Rural em outubro, com 816 novas famílias beneficiadas. Roraima também se destaca, iniciando sua participação no programa com 46 famílias.
Martha Nilvia Pina, coordenadora da Unidade Técnica Estadual do Pará do Programa Nacional do Crédito Fundiário e engenheira agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), afirmou que o Fomento Rural tem impactado positivamente a vida das famílias no estado. Ela espera que as medidas proporcionem melhoria na qualidade de vida e aumento de renda, beneficiando toda a cadeia econômica relacionada à atividade rural. Segundo ela, o programa promoverá um impacto significativo por meio da transferência direta de recursos para investimentos em projetos produtivos e do acompanhamento social e produtivo realizado pela Emater do Estado do Pará.