Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

EUA retornam oficialmente ao Acordo de Paris

DW – Quase quatro anos após Trump anunciar saída do pacto climático, maior economia do mundo volta ao tratado, que agora tem todos os países do mundo como signatários. Clima é uma “crise existencial global”, diz Biden.

Os Estados Unidos retornaram oficialmente ao Acordo de Paris sobre mudanças climáticas nesta sexta-feira (19/02), com o presidente Joe Biden reiterando que pretende fazer do combate ao aquecimento global uma das prioridades de sua gestão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quase quatro anos após o ex-presidente Donald Trump ter anunciado a retirada do país do pacto internacional assinado em 2015, o retorno americano significa que todas as nações do mundo agora são signatárias do documento.

Em 2017, meses após a decisão controversa de Trump, a adesão tardia de Síria e Nicarágua haviam deixado os Estados Unidos – que são a maior economia do mundo e o segundo maior emissor de carbono do planeta – como o único país fora do Acordo de Paris.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em discurso na Conferência de Segurança de Munique nesta sexta-feira, Biden pediu aos países europeus que dobrem seus compromissos de combate às mudanças climáticas.

“Não podemos mais atrasar ou fazer o mínimo para enfrentar as mudanças climáticas”, disse o americano, que participa da cúpula de segurança internacional por meio de videoconferência. “Esta é uma crise existencial global. Todos sofreremos as consequências se fracassarmos.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, também celebrou o retorno ao Acordo de Paris, afirmando que “as mudanças climáticas e a diplomacia científica nunca mais poderão ser ‘complementos’ em nossas discussões de política externa”.

“Responder às ameaças reais das mudanças climáticas e ouvir nossos cientistas estão no centro de nossas prioridades de política interna e externa. É parte vital de nossas discussões sobre segurança nacional, migração, esforços internacionais de saúde, e em nossas negociações comerciais, econômicas e diplomáticas”, disse o chefe da diplomacia americana em comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Elogiando o Acordo de Paris, negociado pelo ex-presidente Barack Obama, Blinken garantiu ainda que a diplomacia climática que se aproxima terá um papel crucial na estratégia dos EUA.

O ex-secretário de Estado John Kerry, hoje enviado dos Estados Unidos para questões climáticas, já havia pedido à comunidade internacional para que eleve suas ambições climáticas durante a cimeira da ONU em Glasgow, na Escócia, que ocorrerá em novembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Biden e a defesa do clima

Biden, que completará um mês à frente da Casa Branca neste sábado, tem se mostrado um defensor do clima, em contraste com seu antecessor. Ele prometeu zerar os níveis de poluição do setor de energia dos EUA até 2035 e fazer com que a economia americana atinja a neutralidade de carbono até 2050.

Em seu primeiro dia de mandato, o democrata assinou uma ordem executiva revertendo a decisão de Trump de deixar o acordo, em meio a outras políticas do republicano também revogadas. A medida foi notificada à ONU, permitindo agora o retorno do país ao tratado internacional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Um grito de sobrevivência vem do próprio planeta”, declarou o presidente em seu discurso de posse em 20 de janeiro. “Um grito que não pode ser mais desesperado ou mais claro agora.”

Durante sua gestão, Trump, um negacionista das mudanças climáticas e aliado da indústria de combustíveis fósseis, disse considerar o Acordo de Paris injusto para os Estados Unidos e anunciou sua saída do tratado em junho de 2017.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O processo formal para a retirada americana só foi iniciado em novembro de 2019, com a medida entrando em vigor apenas em 4 de novembro de 2020, devido às disposições do acordo. Portanto, oficialmente os EUA só ficaram de fora do pacto por 107 dias.

Pressão sobre os EUA

Embora o retorno ao tratado nesta sexta-feira seja um passo formal simbólico, líderes mundiais disseram esperar que os Estados Unidos provem agora sua seriedade na luta em defesa do clima, após quatro anos de governo Trump em que foram praticamente ausentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Assim, é esperado que Biden anuncie em breve novas metas para cortes de emissões americanas. O governo democrata prometeu divulgá-las antes de uma cúpula climática que o presidente planeja realizar em 22 de abril, para coincidir com o Dia da Terra.

“Esperamos que eles traduzam [essa ambição] em uma redução muito significativa das emissões e que sejam um exemplo a ser seguido por outros países”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, que saudou o retorno dos EUA ao acordo como um passo “muito importante por si só”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Assinado em 2015 por quase todas as nações do mundo, o Acordo de Paris visa limitar o aumento das temperaturas globais a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, e continuar os esforços para limitar esse aumento a 1,5 graus.

As ambições do acordo são, na sua maioria, não vinculativas, com cada país autorizado a definir as suas próprias metas, um ponto sobre o qual Barack Obama e John Kerry insistiram ao assinar o documento há seis anos, preocupados com a oposição política nos Estados Unidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Inteligência artificial empregos mundo FMI

Destaques

A Inteligência Artificial (IA) continua a avançar em um ritmo exponencial, ultrapassando os seres humanos em várias competências cognitivas e estabelecendo novos recordes no...

Hezbollah Hezbollah

Últimas Notícias

O Exército de Israel realizou na sexta-feira um novo bombardeio contra um “edifício militar” do partido-milícia xiita Hezbollah no sul do Líbano, como parte...

Elon Musk Twitter x Elon Musk Twitter x

Destaques

A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou com uma ação civil pública nesta sexta-feira (19) requerendo que a Justiça Federal condene a plataforma X...

RESUMO DO DIA

Dolar: 5,20 Euro: 5,54  CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO ✅Homem É Preso Com R$ 295 Mil Em Cigarros Eletrônicos Na Castello Branco Homem é...

idoso morto idoso morto

Brasil

Na última terça-feira (16), a dona de casa Erika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, foi detida em flagrante ao tentar sacar R$...

Últimas Notícias

Citando “fontes militares sênior dos EUA”, a Fox News relata que o alvo do suposto ataque israelense da noite passada no Irã foi uma...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

A 2ª Auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (11ª CJM) absolveu José Arnaldo do Nascimento, coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), acusado...

Brasil

A Prefeitura de São Paulo decidiu interditar o espaço de eventos Mercado Livre Arena Pacaembu, na Zona Oeste da capital, onde ocorreria o show...

Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma decisão nesta sexta-feira (19/4) referente aos cigarros eletrônicos no Brasil. A nova norma, aprovada por...

São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (19), a batida de martelo do governador Tarcísio de Freitas encerrou o leilão de privatização da Empresa Metropolitana de Águas...

São Paulo

Na quinta-feira (18), a Polícia Civil deflagrou uma operação de grande porte na região de Guarulhos, na Grande São Paulo, com o objetivo de...

São Paulo

Um homem de 30 anos, já preso cinco vezes por furtos de veículos, foi detido novamente na quinta-feira (18) após tentar fugir da polícia...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit