Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Congressistas dos EUA debatem lei para regulamentar Big Techs

Os congressistas americanos debateram até a noite de quarta-feira um polêmico debate sobre a legislação destinada a restringir o poder das gigantes tecnológicas mediante uma reforma radical das leis antimonopólio.

Os membros do Comitê Judicial da Câmara de Representantes começaram o que se antecipa como um longo debate antes da votação de cinco projetos de lei com enormes implicações para as grandes plataformas on-line e os consumidores que fazem uso delas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A legislação poderia forçar uma revisão das práticas comerciais de Google, Apple, Amazon e Facebook, ou potencialmente conduzir à fragmentação destas gigantes tecnológicas dominantes.

Mas críticos argumentam que as medidas poderiam ter consequências indesejáveis que prejudicariam os consumidores e alguns dos serviços on-line mais populares. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O representante David Cicilline, que chefiou uma investigação de 16 meses que deu forma à proposta, disse que os projetos de lei têm como objetivo restaurar a concorrência nos mercados bloqueados pelos monopólios.

“O mercado digital adoece de falta de concorrência. Muitos mercados digitais estão definidos por monopólios ou o controle de duopólios”, disse Cicilline ao início dos debates.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Amazon, Apple, Facebook e Google são os porteiros da economia on-line. Enterram seus rivais e abusam de sua conduta de poder monopólico, que é nociva aos consumidores, à concorrência, à inovação e à nossa democracia”, acrescentou.

Os projetos de lei restringiriam o funcionamento das plataformas on-line, particularmente se as gigantes tecnológicas que as operam puderem favorecer seus próprios produtos ou serviços.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As medidas também restringiriam as fusões ou aquisições de companhias de ‘Big Tech’ destinadas a frear a concorrência e facilitariam aos usuários a incursão em novos serviços, ao exigir a “portabilidade” e a “interoperabilidade” dos dados. 

Um projeto de lei chamado “The Access Act”, que exige que os dados sejam facilmente movimentados entre plataformas, foi aprovado perto da meia-noite.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nos emociona que o #ACCESSAct tenha siso aprovado no comitê”, afirmou a ONG Electronic Frontier Foundation no Twitter.

“Se você detesta a forma como o Facebook modera as publicações, deve amar esta lei, que exige que o Facebook opere com plataformas concorrentes para que os usuários possam escolher os moderadores que desejam”, explicou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No início da madrugada, o debate se concentrava em um projeto que exigiria às empresas de tecnologia provar que uma aquisição ou fusão não afetará a concorrência.

Atualmente, os reguladores americanos precisam provar que uma fusão é contrária à concorrência para bloquear a operação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esta legislação não é uma proibição das fusões”, declarou Cicilline. “Apenas faz com que tenham que mostrar que a fusão não vai sufocar a concorrência”.

A proposta foi rapidamente criticada por congressistas que consideraram injusto aplicar uma presunção de culpa às aquisições.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante a sessão, alguns republicanos e democratas moderados expressaram preocupação apesar do apoio bipartidário.

O representante Darrell Issa destacou que o comitê considerava reformas “radicais” que devem ser examinadas durante semanas de audiências e não em uma única e interminável sessão. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu acredito que muitos desses projetos morrerão no Senado, caso superem a Câmara”, disse.

Os pontos de divergência incluem se é correto ditar leis direcionadas a quatro grandes empresas e se as agências governamentais podem complicar a situação, ao invés de deixar que se adaptem à concorrência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A medida de interoperabilidade é um grande passo atrás”, disse o representante republicano, Cliff Bentz.

“As empresas de tecnologia não são perfeitas. Mas este projeto não é a forma de resolver o problema”, completou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O representante republicano Ken Buck, defensor da iniciativa, disse que a legislação “representa um bisturi, não uma motosserra, para fazer frente aos aspectos mais importantes da reforma antimonopólio”, ao tratar com “estes monopolistas (que) rotineiramente usam seu poder de porteiro para esmagar os concorrentes, prejudicar a inovação e destruir o livre mercado”. 

Mas seu colega de partido, Jim Jordan, criticou o esforço, renovando seu argumento de que as grandes empresas tecnológicas calam as vozes conservadoras. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estes projetos de lei não resolvem este problema, o pioram”, disse Jordan. “Não dissolvem as gigantes tecnológicas. Não detêm a censura”. 

As empresas tecnológicas e algumas outras companhias advertiram para consequências negativas aos serviços mais populares e a confiança dos usuários. Se prosperar, a nova legislação poderia obrigar a Apple a eliminar seus aplicativos de mensagens do iPhone, ou a Google a deixar de mostrar resultados do YouTube ou Maps. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Apple publicou um relatório no qual argumentou que um possível efeito, abrir o iPhone a aplicativos de plataformas externas, poderia gerar riscos de segurança e privacidade para os usuários.

Obrigar a Apple a permitir o “sideloading” (transferência de arquivos entre dois dispositivos locais) de aplicativos significaria que “atores mal-intencionados aproveitariam a oportunidade para dedicar mais recursos para desenvolver ataques sofisticados dirigidos aos usuários do iOS”, diz o informe.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O vice-presidente da Amazon, Brian Huseman, advertiu para “efeitos negativos significativos” tanto para os vendedores quanto para os consumidores que usam a plataforma de comércio eletrônico, além da redução da concorrência de preços.

“Eliminar a seleção destes vendedores da loja da Amazon também criaria menos concorrência de preços para os produtos e provavelmente acabaria aumentando os preços para os consumidores. O comitê está se mexendo desnecessariamente rápido para impulsionar estes projetos de lei”, argumentou Huseman. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As medidas também podem afetar a Microsoft, que esteve fora do foco da investigação antimonopólio da Câmara, mas que vincula serviços como o aplicativo de mensagens Teams e a ferramenta de buscas Bing à sua plataforma Windows. Também impactaria possivelmente outras empresas.

*Com informações de AFP

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Destaques

A princesa de Gales foi filmada sorrindo e parecendo feliz enquanto fazia compras com o príncipe William. O casal foi visto passeando por um...

Últimas Notícias

Os Estados Unidos atribuíram os protestos em Cuba a uma “situação desesperadora” devido aos apagões e à escassez de alimentos, considerando absurdo serem acusados...

bruno rede tv! bruno rede tv!

Entretenimento

Na sexta-feira (15), o cantor sertanejo Bruno, da dupla com Marrone, prestou depoimento à Polícia Civil em meio a um inquérito que investiga uma...

Política

A 5ª reunião ministerial do 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transcorreu com críticas à “tentativa de golpe” do ex-presidente...

Mundo

Os príncipes de Gales continuam sem se pronunciar diretamente sobre as muitas polêmicas que os cercam há semanas, mas já iniciaram uma campanha para...

Gilmar Mendes Gilmar Mendes

Justiça

No décimo aniversário da operação Lava Jato, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, descreveu-a como uma “organização criminosa”. A operação, que...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

O casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte da menina Isabella Nardoni em 2008, gerou polêmica ao participar como padrinhos de...

Últimas Notícias

Na manhã desta segunda-feira (18), uma operação da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) resultou na prisão de quatro homens, com idades entre 26...

Brasil

O palhaço Chouchou, no Distrito Federal, teve sua maleta de trabalho roubada do estacionamento do Planetário de Brasília. Galileu Henrique Costa, de 26 anos,...

Brasil

Duas pesquisas foram conduzidas para analisar a percepção dos beneficiários do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). De acordo com...

Últimas Notícias

Uma mulher de 37 anos foi presa na manhã desta segunda-feira (18) após tentar assaltar uma cliente em uma academia da rede SmartFit, no...

Ricardo Nunes Boulos Rei do terrorismo Ricardo Nunes Boulos Rei do terrorismo

São Paulo

Após decretar estado de emergência devido à epidemia de dengue em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) não poupou críticas ao governo federal....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO