Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão.
O ministério de inteligência de defesa da Ucrânia divulgou uma lista de mais de 600 supostos espiões russos trabalhando na Europa em uma aparente tentativa de queimá-los e enfraquecer as operações de inteligência da Rússia em todo o continente.
A ala de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou a “lista de funcionários do FSB da Federação Russa registrados no endereço: Moscou, St. Bolshaya Lubyanka” na segunda-feira. O FSB é a agência sucessora da KGB, o notório braço de espionagem da Rússia.
A lista, divulgada em russo e aparentemente indisponível na versão em inglês do site do ministério, fornece nomes, números de telefone, números de passaporte, “endereços de registro”, números de placas e ocasionalmente detalhes financeiros de 620 supostos espiões russos. Em alguns casos, a lista inclui um endereço residencial.
Um suposto agente do FSB tem um endereço do Skype que inclui a frase “jamesbond007”, junto com os caracteres “DB9”, referindo-se ao Aston Martin de Bond. Outro agente supostamente tem um gosto por “carros premium”, enquanto um terceiro é um bêbado que “viola sistematicamente as regras de trânsito”.
Um ex-chefe da agência de inteligência britânica MI6 alertou que apenas “10%” das operações da Rússia na Europa foram descobertas, informou o The Telegraph.
“Vemos a extensão das atividades agressivas de inteligência russa em toda a Europa”, disse Sir John Sawers, que liderou o MI6 de 2009 a 2014. “Provavelmente sabemos apenas 10% do que eles estão fazendo. serviços fazem que nós simplesmente não estamos cientes.”
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, teria colocado dois agentes do FSB que supostamente exploravam a Ucrânia em prisão domiciliar depois que a invasão da Rússia à Ucrânia se mostrou muito mais difícil do que Putin parece ter considerado inicialmente.
O deputado Ritchie Torres, DN.Y., pediu ao FBI que investigue o Complexo Diplomático Russo, localizado na cidade de Nova York, que especialistas disseram anteriormente à Fox News Digital abriga diplomatas que estão nos EUA para espionar a América.
“Ficamos chocados e alarmados com a guerra de agressão não provocada de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Ficamos horrorizados com seus crimes de guerra contra o povo ucraniano, e é nesse contexto que solicitei formalmente que o FBI abra uma investigação sobre relatos de crimes de guerra contra o povo ucraniano espionagem no complexo diplomático russo”, disse o deputado Ritchie Torres a repórteres na terça-feira sobre a torre branca localizada na 355 West 255th Street , no bairro do Bronx.