Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

papa Francisco
(Vatican News)

Mundo

Por questões de saúde, Papa Francisco não participará da Via Sacra

O Papa Francisco presidiu nesta sexta-feira (29) um serviço religioso de Sexta-Feira Santa na Basílica de São Pedro, porém mais tarde cancelou sua participação na Via Sacra no Coliseu de Roma para marcar o dia mais sombrio do calendário cristão, que assinala a morte de Jesus por crucificação.

“Para preservar a saúde em vista da vigília de amanhã e da Santa Missa do Domingo de Páscoa, esta tarde o Papa Francisco seguirá a Via Sacra do Coliseu a partir da Casa Santa Marta”, indicou o Vaticano em um breve comunicado minutos antes do início do ritual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francisco, de 87 anos, tem enfrentado alguns problemas respiratórios recentemente, mas ontem presidiu aparentemente sem problemas a missa de Quinta-Feira Santa em uma prisão feminina de Roma e hoje a cerimônia da paixão de Cristo na basílica de São Pedro.

A decisão do Papa foi de última hora, pois foi colocada uma cadeira no local de onde deveria seguir a Via Sacra na colina do Palatino, em frente ao Coliseu, onde ocorre esta cerimônia por ser o símbolo da perseguição aos primeiros cristãos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francisco escreveu pessoalmente as meditações deste ano, uma novidade em seus 11 anos de papado. Elas incluem elogios à mansidão e ao perdão em resposta aos atos de maldade, e orações pelos cristãos perseguidos e pelas vítimas da guerra.

O Papa, que pediu para que a Igreja seja menos dominada pelos homens, também elogiou as mulheres que ajudaram Jesus enquanto carregava a cruz, e suplicou por “aquelas (mulheres) que nos dias atuais são exploradas e suportam a injustiça e a indignidade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em outro sinal de sua atenção às mulheres, Francisco realizou na quinta-feira o ritual do lava-pés, que recorda o gesto de humildade de Jesus a seus apóstolos na Última Ceia, em uma prisão feminina de Roma.

A Sexta-Feira Santa conduz ao domingo de Páscoa, a data mais importante e alegre do calendário litúrgico da Igreja, que celebra o dia em que os cristãos acreditam que Jesus ressuscitou dentre os mortos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francisco presidirá a Vigília Pascal no sábado e no domingo celebrará a Missa de Páscoa e lerá sua mensagem dupla e a bênção “Urbi et Orbi” (para a cidade e para o mundo) do balcão central de São Pedro.

O Pontífice, de 87 anos, com problemas de mobilidade e respiratórios, mas que esta semana parecia mais em forma, chegou a São Pedro em uma cadeira de rodas, junto com cardeais e bispos, para a cerimônia da Paixão do Senhor da Sexta-Feira Santa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em anos anteriores, Francisco iniciava a cerimônia prostrado sobre o mármore da basílica, mas seu estado físico já não permite mais. Em seu lugar, ele rezou em silêncio diante do altar de sua cadeira de rodas.

A Paixão do Senhor inclui cânticos em latim que narram os eventos desde a prisão de Jesus até seu enterro, e é um dos poucos serviços nos quais o Papa não pronuncia uma homilia, deixando-a nas mãos do pregador da casa pontifícia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Via Sacra do Papa Francisco vai se concentrar na guerra e na violência contra as mulheres.

As meditações escritas pela primeira vez pelo Papa Francisco para o tradicional Via Sacra que acontece hoje, Sexta-Feira Santa, no Coliseu de Roma, serão um diálogo com Jesus em um mundo onde prevalece “a loucura da guerra”, “a violência contra as mulheres” e onde “basta um teclado para escrever sentenças”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Vaticano publicou hoje as meditações escritas à mão por Francisco e que ressoarão esta noite no anfiteatro romano, símbolo das perseguições aos cristãos nos primeiros tempos, e que, como já anunciado pelo Vaticano, são “um ato de meditação e espiritualidade, com Jesus no centro” e, portanto, “a referência à atualidade será menos direta do que a expressada nos anos anteriores”.

Nas 14 estações do Via Sacra , o Papa estabelece um diálogo com Jesus com perguntas, reflexões e súplicas diante das experiências do dia a dia, como quando “vivemos dores, decepções, feridas, fracassos e cruzes que também carregamos”, mas às vezes apenas “nos afundamos no vitimismo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francisco assegura em suas reflexões que a “infâmia e o desprezo”, que Jesus sofreu, é algo que acontece hoje em dia quando “um teclado é suficiente para insultar e publicar sentenças”.

Também reflete sobre “quando voltamos a cair em nossos erros e pecados quando nos escandalizamos com os outros e depois percebemos que não somos diferentes”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na oitava estação, quando ‘Jesus encontra as mulheres de Jerusalém’, para Francisco é a oportunidade de instar a “reconhecer a grandeza das mulheres, as que na Páscoa foram fiéis a você e não o abandonaram, as que ainda hoje continuam sendo descartadas, sofrendo ultrajes e violência”.

E neste momento, o Papa também reflete sobre “se choramos diante da loucura da guerra, diante dos rostos das crianças que já não sabem sorrir, diante de suas mães que as veem desnutridas e famintas sem terem sequer mais lágrimas para derramar”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

E Francisco pede: “Tu, Jesus, choraste por Jerusalém, choraste pela dureza de nossos corações. Sacode-me por dentro, dá-me a graça de chorar rezando e de rezar chorando”.

Quando Jesus é retirado da cruz e entregue a Maria, o Papa observa que “vivemos em um tempo impiedoso e precisamos de compaixão” e pede à Virgem: “Unga-nos com mansidão; desfaça as resistências do coração e os nós da alma”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Últimas Notícias

No último sábado (20), o concurso 2.715 da Mega-Sena trouxe uma surpresa para um apostador do Rio de Janeiro (RJ), que acertou as seis...

tiktok tiktok

Últimas Notícias

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou neste sábado a favor do projeto de lei que busca proibir o TikTok no país se...

Política

Neste sábado (20), enquanto gravava um vídeo próximo à praia na Barra da Tijuca, Jair Bolsonaro, político do PL, foi surpreendido por uma onda...

Carlos Teixeira Carlos Teixeira

São Paulo

As últimas palavras de Carlos Teixeira, o jovem de 13 anos que faleceu após ser agredido por colegas na Escola Estadual Júlio Pardo Couto...

Últimas Notícias

Nesta quinta-feira (18), o ministro Gilmar Mendes manifestou forte desaprovação em relação à possibilidade de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pela...

Israel Israel

Últimas Notícias

O Exército de Israel informou neste sábado que abateu dez terroristas durante uma operação que começou na quinta-feira à noite no campo de refugiados...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Voçorocas

Brasil

A cidade de Buriticupu, localizada no oeste do Maranhão, está enfrentando um aumento alarmante no medo e na insegurança devido ao avanço das voçorocas,...

idoso morto idoso morto

Brasil

A representante legal de Érika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, conhecido como Tio Paulo, de 68 anos, que faleceu enquanto...

Brasil

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), identificou três focos...

Brasil

A Polícia Penal Federal realizou a prisão de um indivíduo neste sábado (20) nas dependências da Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. O...

Brasil

Após receber uma carta escrita por Daniel Cravinhos durante um programa de televisão, Andreas von Richthofen, irmão de Suzane von Richthofen, declarou que não...

Últimas Notícias

O advogado de defesa de Marcelo Carrião, ex-apresentador de telejornal detido por tráfico de drogas em Santos, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit