Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um avião de passageiros com 67 pessoas a bordo caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25). A informação foi confirmada por agências de notícias russas, com base no Ministério de Emergências do Cazaquistão.
O voo, operado pela Azerbaijan Airlines, havia decolado de Baku, capital do Azerbaijão, e tinha como destino Grózni, na Chechênia, Rússia.
A aeronave, um Embraer 190 fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), foi forçada a realizar um pouso de emergência cerca de 3 km de Aktau, após o que a queda foi registrada em vídeo, mostrando o avião em chamas antes de atingir o solo.
De acordo com a Associated Press (AP), até a manhã desta quarta-feira, pelo menos 28 pessoas sobreviveram, com 22 feridos hospitalizados. Mais de 30 mortes foram confirmadas, com os números sendo atualizados conforme o trabalho de resgate avança. Entre as 67 pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco eram membros da tripulação, incluindo cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão. Os passageiros feridos foram vistos saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta.
Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio, e os sobreviventes foram rapidamente levados a um hospital próximo. Um órgão de aviação da Rússia divulgou que, de acordo com informações preliminares, o piloto teria realizado o pouso de emergência após uma colisão com um pássaro.
As autoridades cazaques anunciararam a criação de uma comissão governamental para investigar o acidente, com membros designados a garantir que as famílias das vítimas e dos feridos recebam o devido apoio. O Cazaquistão afirmou que cooperaria com o Azerbaijão durante a investigação.
O ditador russo Vladimir Putin expressou suas condolências ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pela perda de vidas no acidente. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que, durante a cúpula em São Petersburgo, Putin ligou para Aliyev, oferecendo suas condolências e expressando solidariedade às vítimas do desastre.
ASSISTA:
Vídeo mostra o momento em que avião com mais de 60 pessoas a bordo cai no Cazaquistão pic.twitter.com/9FEt05uqa5
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) December 25, 2024