Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O grupo terrorista Hamas ameaçou neste sábado (7) responsabilizar Israel pela morte do refém israelense Matan Zangauker, caso as forças israelenses tentem resgatá-lo. Segundo o grupo, soldados do Exército estariam cercando o local onde o refém está mantido na Faixa de Gaza.
Abu Obeida, porta-voz do braço armado do Hamas, afirmou em seu canal no Telegram: “As forças de ocupação cercam o local onde está detido o prisioneiro sionista Matan Zangauker. Afirmamos categoricamente que o inimigo não conseguirá recuperá-lo com vida. Se este prisioneiro morrer durante a tentativa de libertação, o Exército de ocupação será responsável por sua morte”.
Nos últimos dias, o Exército israelense ordenou novas evacuações no norte da Faixa de Gaza e localizou corpos de reféns mortos no sul do território, enquanto intensifica a ofensiva militar contra o enclave controlado pelo Hamas.
Matan Zangauker é filho de Einav Zangauker, uma das mais críticas ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu entre os familiares dos sequestrados no ataque de 7 de outubro de 2023. Ela se tornou uma das principais vozes do movimento que cobra o fim da guerra em Gaza para permitir a libertação dos reféns.
Matan faz parte de um grupo de cerca de 20 reféns que o governo israelense ainda considera vivos, entre os 55 que permanecem em cativeiro desde os ataques do Hamas em outubro.
O grupo já teria orientado seus combatentes a executar os reféns sob sua guarda caso percebam a aproximação de tropas israelenses. Em agosto de 2024, seis reféns foram mortos por milicianos do Hamas após soldados israelenses se aproximarem de onde estavam, fato que levou o Exército a rever sua estratégia de atuação na região, segundo porta-vozes militares.
