Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (16), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, sancionou a nova versão da Lei dos Estrangeiros, que regulamenta a entrada, permanência e saída de estrangeiros no país. A legislação havia sido aprovada pela Assembleia da República no final de setembro, após a versão inicial ter sido vetada em agosto pelo Tribunal Constitucional devido a questionamentos levantados pelo próprio presidente.
Segundo a Presidência de Portugal, a nova lei, aprovada por 70% dos deputados, resolve as principais dúvidas apontadas anteriormente, permitindo a promulgação da alteração na Lei nº 23, de 2007.
Entre as principais mudanças, que devem tornar mais complexo o processo de imigração, estão:
-
Reagrupamento familiar limitado a residentes há mais de dois anos;
-
Proibição para membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de entrarem como turistas e depois solicitarem residência permanente;
-
Visto de busca de emprego restrito a profissionais altamente qualificados;
-
Acordos bilaterais focados em setores estratégicos da economia.
A nova legislação pode impactar significativamente brasileiros que já vivem ou pretendem se mudar para Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa havia antecipado, na terça-feira (14), que tomaria uma decisão definitiva até o final da semana, cumprindo a promessa com a sanção da lei nesta quinta.