domingo, 20 de junho de 2021

Onyx anuncia que processará jornalista que escreveu sobre “orçamento secreto”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Nesta terça-feira (11), o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, fez críticas a uma reportagem do jornal O Estadão que acusa que o governo federal teria montado um “orçamento paralelo” para distribuir emendas do tipo RP9 [emendas de relator] a congressistas para aumentar sua base de apoio.

“Desmontando fake news dos parasitas saudosos dos governos corruptos e seus papagaios e lacradores mentirosos: desde 1o de janeiro de 2019 o Brasil é comandando por Jair Bolsonaro com zero casos de corrupção, e assim seguiremos, para desespero dessa gente”, disse no Twitter ao publicar um vídeo no qual fala no telefone sobre a reportagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Segundo o ministro, o jornalista que escreveu o texto, Breno Pires, será processado pela publicação da “fake news”. “Primeiro, é a irresponsabilidade do Estadão e falta de vergonha na cara de quem escreveu a matéria. E vai tomar processo”, disse no vídeo.

“Essa pecha não vai colar e o Estadão vai pagar caro, na Justiça, onde vai ser feito justiça pela irresponsabilidade daqueles que muitas vezes falam e outros repercutem para tentar lacrar. Isso que o Estadão fez é criminoso. É um jornal sujo, criminoso”, falou Onyx no decorrer do vídeo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

O ministro ainda falou sobre o que é o RP9 e disse que as emendas só foram distribuídas depois de o Congresso derrubar veto do presidente Jair Bolsonaro à medida.

“O RP9 é uma criação da Comissão do Orcamento em 2019 pelo parlamento brasileiro, que outorga ao relator do Orcamento uma parcela do Orcamento brasileiro para livre destinação deste relator para atender aos interesses do Congresso Nacional. Isso é o RP9”, diz. “O presidente Bolsonaro vetou 100% do RP9. O Congresso Nacional derrubou o veto. A partir daí começou a execução do RP9. O RP9 no ano passado foi algo em torno de R$ 20 e tantos bilhões”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

O ministro também criticou “qualquer conotação” do caso com o Mensalão – um escândalo de compra de votos de congressistas que ameaçou derrubar o governo de Lula (PT) em 2005. “É muita cafajestice dizer isso. É falta de vergonha na cara”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos