Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Durante uma escala no retorno ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (14), e o incentivou a participar do encontro com líderes ucranianos marcado para esta quinta-feira (15), em Istambul. A reunião tem como objetivo discutir caminhos para a paz entre Rússia e Ucrânia, em guerra desde 2022.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula se colocou à disposição para colaborar com os esforços de negociação e reforçou a importância de um diálogo direto entre as partes envolvidas no conflito. A reunião em Istambul pode representar o primeiro encontro direto entre Putin e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desde o início da guerra.
Além da conversa com o líder russo, Lula também relatou o diálogo que teve com o presidente da China, Xi Jinping, durante sua passagem por Pequim. O encontro resultou em uma declaração conjunta entre Brasil e China, reiterando o compromisso do Grupo de Amigos da Paz e de países do Sul Global em contribuir com iniciativas diplomáticas para encerrar o conflito.
