Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou novas diretrizes para a vigilância e controle de doenças em portos e aeroportos brasileiros. As mudanças visam simplificar as ações de detecção, resposta e avaliação de riscos, beneficiando passageiros e tripulantes que apresentem boas condições clínicas para viajar.
Entre as principais alterações está a revogação da emissão exclusiva do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que até então era feito apenas pela Anvisa. O documento, necessário para comprovar a vacinação contra doenças como Covid-19 e febre amarela para viagens internacionais, agora será emitido pelo sistema “Meu SUS Digital”.
Essas atualizações buscam reforçar as medidas preventivas contra a entrada de doenças no país, como no caso do sarampo, que foi erradicado no Brasil em 2016, mas retornou em 2019.
A Anvisa também destacou que as novas regras deverão ser seguidas por administradores de portos e aeroportos, além das companhias aéreas que operam nesses locais. As empresas serão obrigadas a criar e manter um plano de contingência, com revisões anuais, para garantir uma resposta eficiente em caso de surtos ou emergências sanitárias.