Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta sexta-feira, 13, o governo de São Paulo divulgou um alerta sobre um vídeo fraudulento que circula nas redes sociais. O material, que utiliza uma gravação falsa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), está sendo veiculado no Instagram e no Facebook. De acordo com a assessoria do estado, a voz do governador foi artificialmente replicada para enganar os internautas.
O vídeo fraudulento apresenta uma falsa mensagem de Tarcísio, alegando que o Procon-SP aplicou multas a empresas de cartões de crédito. A gravação sugere que os clientes desses cartões têm direito a uma restituição financeira, ou “cashback”, e orienta as vítimas a acessar um link para consultar o valor a ser recebido.
Utilizando inteligência artificial, os golpistas criaram uma voz sintética que afirma que o Procon-SP determinou uma multa a todas as bandeiras de cartões de crédito, e que as instituições financeiras são obrigadas a devolver dinheiro aos consumidores. O vídeo direciona os usuários para um endereço falso que imita o site oficial do Procon-SP, onde solicitam informações pessoais e bancárias para “processar” a falsa indenização.
Em resposta, o Procon-SP e o Governo de São Paulo destacaram que não estão promovendo nenhuma campanha de cashback relacionada a compras com cartões de crédito. Ambos recomendam que qualquer mensagem sobre o assunto seja imediatamente denunciada à polícia para evitar possíveis fraudes.