O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) concedeu licença prévia para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) começar obras de infraestrutura no ‘trecho do meio’ da BR 319, única via terrestre que liga o Amazonas ao centro-sul do Brasil.
Inaugurada em 1976, a BR-319 tem hoje grande parte de seu trajeto danificado e sem nenhuma pavimentação, o que dificulta não só o tráfego de veículos e o transporte de cargas, mas também a fiscalização da grilagem de terras e do desmatamento.
O governo federal tenta há cerca de 15 anos conseguir a licença prévia para obra. Sem a licença, o poder público só podia fazer a manutenção do trecho, que virou praticamente terra. Agora, será possível seguir com projetos e obras de reconstrução.
Porto de Santos qualificado para desestatização. Importante passo para garantir segurança jurídica ao processo. Trabalhamos, de maneira técnica e estruturada, para realizar o leilão em 22 e garantir investimentos privados para modernização do maior porto do hemisfério sul pic.twitter.com/btblQrDig5
— Marcelo Sampaio (@marcelosampaio) July 28, 2022
A falta de trafegabilidade aumenta os níveis de pobreza daqueles que vivem nos municípios da região e prejudica o desenvolvimento econômico do Amazonas. Além disso, com o asfaltamento da rodovia, haveria a possibilidade de maior fiscalização do desmatamento e da grilagem e de maior controle da fauna e da flora.