Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave de pequeno porte, modelo Cessna 172, na região oeste do Amazonas, carregando 95 kg de pasta base de cocaína e cloridrato de cocaína. O avião, vindo do Peru sem autorização, realizou um pouso forçado no município de Barcelos (AM).
Durante a interceptação, os pilotos da FAB tentaram se comunicar via rádio com o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta, o que levou à classificação da aeronave como suspeita. Os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em um aeródromo específico, mas novamente não houve resposta. Um tiro de advertência foi disparado para que as ordens fossem cumpridas.
Mesmo assim, o piloto não respondeu, e a aeronave foi considerada hostil, resultando em um pouso forçado em uma pista de terra em Barcelos (AM). Os ocupantes da aeronave incendiaram o avião e fugiram. A Polícia Militar do Amazonas, chegando ao local em um helicóptero, encontrou 95 kg de pasta base de cocaína e cloridrato de cocaína.
O chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), major-brigadeiro-do-ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, explicou que a ação que culminou com o impedimento da continuação desse voo faz parte da Operação Ostium, que visa coibir ilícitos transfronteiriços, com atuação conjunta da Força Aérea Brasileira e da Polícia Federal.
A missão foi coordenada pelo Comae, em parceria com a Polícia Federal, e contou com o uso de duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk.