Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrada nesta sexta-feira (2) desarticulou um esquema de furto de cabos de cobre na Baixada Fluminense. A investigação, que se iniciou em fevereiro deste ano, culminou na apreensão de 5 toneladas de fios de cobre pertencentes à operadora Oi e na identificação de uma empresa que, com uma licença ambiental fraudulenta, desviou o material e movimentou milhões de reais.
Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) cumpriram 35 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a 19 investigados. As investigações apontaram que a empresa, com sede em Belford Roxo, obteve uma licença de operação da Secretaria de Meio Ambiente do município de forma irregular, sem qualquer procedimento licitatório ou administrativo.
O esquema
A empresa, com a licença em mãos, extraiu ilegalmente 5 toneladas de cabos de cobre da rede subterrânea e aérea da Oi em Belford Roxo. O material, armazenado em péssimas condições em um galpão da empresa e na residência dos investigados, era posteriormente vendido em ferros-velhos.
Segundo o Coaf, a empresa movimentou cerca de R$ 28 milhões entre janeiro de 2022 e novembro de 2023, um valor incompatível com a sua capacidade financeira declarada. O dinheiro obtido com a venda dos cabos era lavado e dividido em contas de laranjas.