Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME) do Rio de Janeiro apreendeu, nesta segunda-feira (10), nove fuzis e nove pistolas em um apartamento localizado no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste. A apreensão foi realizada no mesmo imóvel onde, em fevereiro deste ano, 21 armas haviam sido encontradas, incluindo espingardas, pistolas e um revólver calibre 357.
A operação foi desencadeada após o preso Marcus Paulo Lopes de Lima, que está detido desde fevereiro, decidir colaborar com as investigações, por meio de seu advogado. O investigado, com antecedentes criminais, foi preso em 2019 por suspeita de fornecer armas para um grupo de extermínio na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Em fevereiro, a polícia já havia identificado irregularidades na aquisição de armamentos por Marcus Paulo, que justificava a compra como parte de sua atividade como Colecionador, Atirador e Caçador (CAC). Contudo, o Exército Brasileiro determinou o cancelamento do Certificado de Registro (CR) de Marcus e a perda definitiva de suas armas.
Além das armas, as investigações revelaram movimentações financeiras suspeitas. Em dois anos, Marcus Paulo gastou mais de R$200 mil na compra de munições, adquirindo cerca de 46.834 projéteis, incluindo calibres de uso restrito. A operação foi realizada com apoio da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Polícia Civil, que monitorava o investigado e seus negócios ilegais no mercado de armamentos.
